2ª pesquisa Ibope Fortaleza coloca Sarto em primeiro lugar com 29 %; Capitão 27 % e Luizianne 24%

O Ibope confirma a tendência apresentada pelo último Datafolha e mostra José Sarto (PDT) numericamente já na frente do Capitão Wagner e de Luizianne Lins. Com 27 % das intenções de voto, o candidato do Pros foi superado por Sarto, com 29%. Uma diferença de dois pontos. A candidata do PT obteve 24%.
Na prática e no limite permitido pela metodologia da pesquisa, há um empate técnico entre os três primeiros colocados. Ou seja, se a eleição fosse hoje não há certeza sobre quais candidatos iriam para o segundo turno. A pesquisa é uma foi divulgada pela TV Verdes Mares.
Entre o 1º e o 2º Ibope, o movimento do pedetista foi muito intenso. Praticamente dobrou as intenções de voto ao sair de 16% para 29%. Já o Capitão, em uma oscilação semelhante à do Datafolha, caiu dois pontos percentuais. É provável que os crescimento de Sarto tenha se alimentado de uma boa quantidade de eleitores que, na primeira pesquisa, disseram que votariam branco ou nulo. No retrato de agora, essa faixa começou a fazer a opção.
 A surpresa do Ibope foi o bom posicionamento da petista Luizianne Lins. O índice de 24% é bem melhor que os 19% que obteve no Datafolha e ainda é um ponto maior que o resultado anterior do mesmo Ibope. Além disso, ainda ficou a uma distância de somente três pontos percentuais do Capitão. Ou seja, um rigoroso empate técnico.
É possível que a petista tenha sugado votos úteis mais à esquerda. Tanto que Heitor Férrer e Renato Roseno perderam intenções de voto na nova pesquisa do Ibope.
Os números do Ibope chegam quando falta somente 12 dias para a eleição, que vai ocorrer em 15 de novembro. Os indicativos de agora sugerem a tendência para uma campanha que dificilmente deixará de ser disputada em dois turnos.