Ação gratuita: Acadêmicos alertam para o uso racional de medicamentos e destacam os riscos da automedicação

Automedicação | Foto: Pexels
De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pelo Conselho Federal de Farmácia, quase metade dos brasileiros (47%) têm o hábito de se automedicar pelo menos uma vez ao mês. Além disso, o Brasil é um dos países que mais utilizam medicamentos no mundo. Como forma de conscientizar e alertar a população sobre os riscos dessa prática, nesta quinta-feira (05/05), é celebrado o Dia Nacional do Uso de Medicamentos.

Os alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio do Ceará (Unidades Centro, Parangaba e Via Corpus), realizam ação alusiva a data na quarta e quinta-feira, respectivamente (04 e 05 de maio),  de 9h às 11h, auxiliando a população de forma gratuita, sobre o uso racional de medicamentos, armazenamento e descarte, além da oferta de serviços farmacêuticos.

A coordenadora do curso de Farmácia, Patrícia Quirino, explica que sobre a prática abusiva de remédios. “O uso indiscriminado de medicamento ocorre quando se usa um medicamento por indicação de uma vizinha ou amigo, quando utilizamos o medicamento guardado em domicílio sem a orientação do farmacêutico e quando é feito o tratamento com o medicamento por mais tempo do que o indicado.

A especialista também faz um alerta. “As pessoas têm o hábito de pesquisar remédios na Internet, ou tomam porque um parente usou e deu certo. É arriscado, porque você vai tratar somente os sintomas e não a causa, Provavelmente esse indivíduo vai mascarar a doença e fazer com que se agrave, além de acarretar outros problemas”, destaca.

Outra questão fundamental diz respeito ao descarte dessas medicações. “Medicamentos que não serão mais utilizados, ou se estão vencidos, devem ser levados a estabelecimentos de saúde (UBS ou até algumas farmácias). O descarte indevido também pode trazer uma série de problemas, tanto para a população quanto para o meio ambiente”, finaliza Patrícia.

Ação gratuita: Estácio Ceará alerta para o uso racional de medicamentos e destaca os riscos da automedicação
Data: 04 de maio (quarta-feira)
Local: Unidade Via Corpvs
Endereço: Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 – Patriolino Ribeiro
Horário: 09h às 11h

Data: 05 de maio (quinta-feira)
Local: Unidade Parangaba

Endereço: Av Senador Virgílio Távora, 137 – Jóquei Clube
Horário: 09 às 11h