Associação Caatinga promove o 33° Vem Passarinhar no início de agosto

Associação Caatinga - Foto: Divulgação

O evento tem o objetivo de fortalecer a Reserva Natural Serra das Almas, em Crateús (CE), como um importante ponto de observação de aves no roteiro nacional

Entre os dias 5 e 7 de agosto, acontecerá o 33° Vem Passarinhar CE, evento que estimula a observação de aves, prática conhecida mundialmente como birdwatching (observação de pássaros). A ação faz parte do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa da Associação Caatinga (AC) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O evento será realizado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação gerida pela AC desde 2000, e contará com caminhadas pelas trilhas da reserva para observação e registros fotográficos de aves.
A Serra das Almas foi escolhida para receber o evento por ser um local de biodiversidade conservada e protegida. Com 6285 hectares de extensão, a área é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

Além disso, a RNSA é abrigo para aquilo que mais interessa aos observadores de aves: uma fauna diversa e conservada. A área protegida pela equipe do No Clima da Caatinga abriga mais de 230 espécies de aves, muitas dessas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas, ou seja, que só existem no bioma Caatinga.

A 33° edição do Vem Passarinhar CE é fechada para convidados e irão participar observadores de aves da região, pesquisadores, ornitólogos, jornalistas, guias e outros profissionais. Para o público externo que tenha interesse, é possível participar de um sorteio de uma vaga para o evento. As instruções de participação do sorteio estão no instagram da Associação Caatinga (@acaatinga https://www.instagram.com/acaatinga/?hl=pt-br ) e do No Clima da Caatinga (@noclimadacaatinga https://www.instagram.com/noclimadacaatinga/?hl=pt-br ).

Samuel Portela, coordenador técnico do No Clima da Caatinga, explica que um dos objetivos da iniciativa é “incluir, cada vez mais, a Reserva Natural Serra das Almas nos roteiros dos observadores de pássaros do meio nacional e internacional, além de apresentar esse paraíso da conservação para quem ainda não o conhece”.

A Associação Caatinga faz parte do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga) e uma de suas metas como articuladora é promover ações de educação ambiental e campanhas de combate à caça e ao tráfico destas aves. A Reserva Natural Serra das Almas possui, inclusive, um guia sobre as aves da região. O material pode ser adquirido por meio do site da instituição. (https://www.acaatinga.org.br/produto/guia-de-aves-rnsa/).

A RNSA dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana. O agendamento da visita deve ser realizado com pelo menos quatro dias de antecedência, através do telefone (88) 3691.8671 ou e-mail: [email protected]

Vem Passarinhar
O Vem Passarinhar foi criado pelo Observatório de Aves – Instituto Butantan, em 2014. O objetivo da iniciativa é promover a conexão das pessoas com a natureza e, ao mesmo tempo, envolvê-las no monitoramento das aves dentro do conceito de ciência cidadã. “O Vem Passarinhar busca contribuir com a gestão de áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental, sempre promovendo discussões sobre caça, captura e tráfico de aves, além de proporcionar aos participantes um contato maior com a natureza”, destaca Cecília Licarião, coordenadora do Vem Passarinhar CE.

Reserva Natural Serra das Almas
A Reserva Natural Serra das Almas é a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Ceará e resguarda quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real. O espaço também oferece alojamento com refeitório, dormitório e loja física para os visitantes. Além disso, o local é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as comunidades rurais do seu entorno.

A Serra das Almas também contribui significativamente com a biodiversidade da Caatinga, pois evita o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca quase 600 mil toneladas de carbono, além de sequestrar, anualmente, mais de 23 mil toneladas de carbono da atmosfera.

Projeto No Clima da Caatinga
O Projeto No Clima da Caatinga tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atualmente está na quarta fase. Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população local em defesa da Caatinga e gerando alternativas de geração de renda para a população do semiárido. O projeto, que surgiu em 2011, gera resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida do sertanejo, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global.

Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.