Associação ‘O Pequeno Nazareno’ em Maranguape inaugura usina de energia fotovoltaica

A Associação O Pequeno Nazareno (OPN), localizada no município de Maranguape, inaugura, nesta sexta-feira (29), uma usina de geração de energia fotovoltaica. O empreendimento é fruto de doação e parceria com a Receita Federal do Brasil e deve tornar a associação autossuficiente em energia elétrica, além de contribuir com a geração de energia limpa para o planeta. O equipamento atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de um Centro Esportivo e de um Acolhimento Institucional. Ao todo, cerca de R$ 350.060,00 foram investidos na obra.

Com a instalação, a usina solar irá abastecer não somente a sede da associação em Maranguape, mas também duas unidades da Organização localizadas no centro de Fortaleza e no bairro Vicente Pinzon, onde são atendidas mais de mil pessoas por ano. Ao todo, a usina irá gerar uma economia anual de aproximadamente 60 mil reais. Com a diminuição dos custos, os recursos serão investidos no aumento da capacidade de atendimento.

Na inauguração haverá pronunciamentos dos representantes da ONG e da Receita Federal, descerramento da placa de inauguração, apresentação de vídeo institucional, participação das crianças atendidas pela OPN. Entre os convidados estarão João Batista Barros, Superintendente da Receita Federal do Brasil; Wilmar Teixeira, Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil; servidores da Receita Federal vinculados ao departamento de mercadorias apreendidas, além de Bernardo Rosemeyer, Fundador e Presidente da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e da equipe técnica da associação.

Segundo Manoel Torquato, coordenador do projeto pela OPN, a instalação da usina representa mais um passo em direção à solução da emergência climática mundial, além de todos os benefícios que o empreendimento trará para a organização, possibilitando o atendimento a um maior número de pessoas. “Os recursos economizados com energia estão sendo transformados em atendimento psicossocial e profissionalizante para crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias. Estamos conseguindo ampliar a capacidade de atendimento da organização. É um projeto que soma o impacto ambiental, social e econômico”, afirma.

Torquato também cita a gratidão pela iniciativa da doação por parte da receita federal e por acreditarem nos serviços prestados pela organização. “Agradecemos imensamente à Receita Federal por apostar e estimular a sustentabilidade dos projetos sociais que ela patrocina, através destas doações. Outros projetos já foram apresentados ao órgão que desde 2009 tem investido na OPN”, finaliza.

Sobre a Instituição O Pequeno Nazareno

O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, pelo alemão Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como Bernardo. Em 1995 foi adquirido o sítio em Maranguape, onde funciona um acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua. Em 2003, Bernardo voltou a Recife para abrir a primeira filial da organização, com um local de apoio na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, e um acolhimento em Vila Velha, Itamaracá. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço:

Inauguração Usina de energia Fotovoltaica – Abrigo O Pequeno Nazareno em Maranguape

Data: 29 de outubro (sexta-feira)

Horário: a partir das 10h15

Local: Sítio da OPN em Maranguape (https://maps.app.goo.gl/2zwz62uYArcaW9ij6)