Auxílio para caminhoneiros e taxistas devem ter pagamento duplo em agosto

Auxílio caminhoneiro e taxista | Foto: Reprodução

O auxílio caminhoneiro e o taxista, aprovados na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) podem ter pagamento duplo no mês que vem. Isso porque a ideia do governo é pagar seis parcelas desse benefício até dezembro deste ano. No entanto, para isso acontecer, será feito um pagamento duplo no mês de agosto com pagamentos únicos em setembro, outubro, novembro e dezembro. 

O governo federal ainda não estabeleceu como serão os pagamentos, já que eles precisam de regulamentação dos ministérios.   

O valor do auxílio para os caminhoneiros foi definido em R$ 1 mil. Segundo a Agência Nacional dos Transporte Terrestres (ANTT), o benefício deve atingir 872.320 profissionais com cadastro de Transportador Autônomo de Cargas (TAC) feito até 31 de maio de 2022. 

No entanto, o auxílio taxista ainda não tem valor estabelecido pelo governo e deve ser regulamentado pelos ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional. 

Conforme a Federação Nacional dos Taxistas (Fencavir), existem cerca de 300 mil veículos registrados e 600 mil motoristas no Brasil, entre permissionários e auxiliares. Porém, só terão direito ao benefício aqueles que estiverem com a licença válida.