Biden culpa Putin por aumento de preços de petróleo

Biden culpa Putin por aumento de preços de petróleo | Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou que a população já está sentindo os preços das ações do presidente russo, Vladimir Putin, nas bombas de gasolina.

Em discurso em evento do Partido Democrata, o líder culpou a invasão da Rússia pela alta nos preços dos combustíveis, e disse que a exploração de recursos nos EUA está aumentando, incluindo a maior produção de petróleo em anos.

“É momento de guerra, não para lucros”, disse Biden, em alusão às grandes empresas do setor. Segundo ele, é preciso investir nos EUA. Biden defendeu os números econômicos de sua gestão, incluindo o crescimento do PIB e a criação de vagas. Segundo o presidente, o desemprego no país está 2 pontos porcentuais mais baixo por conta das ações do governo. 

O presidente americano voltou reafirmou que seus planos de infraestrutura irão reduzir as pressões inflacionárias, caso sejam aprovadas. Levando em conta as eleições de meio de mandato e a possibilidade do partido republicano assumir a Câmara dos Representantes e o Senado, disse que “se perdemos as eleições legislativas, serão dois anos tristes”.