Butantan recebe insumos para 8,6 milhões de doses da vacina hoje, em São Paulo

Hoje, 3 de fevereiro, o Instituto Butantan vai receber insumos vindos da China para a fabricação de 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac, contra a convid-19. A aeronave da Latam Cargo, com previsão de chegada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 23h30, transporta 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produto necessário para a fabricação da vacina.

Esse é o primeiro lote de insumos que o Butantan recebe neste ano. Segundo Dimas Covas, diretor do instituto, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima que chegarão hoje começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 25.

Segundo Dória, outra carga com 5,6 mil litros de IFA deverá chegar ao Brasil até o dia 10 de fevereiro, o que viabilizará a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.

Somadas, as cargas permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses da vacina, que iniciarão suas entregas  ao Ministério da Saúde a partir do final deste mês. A previsão da farmacêutica Brasileira é que a produção de vacinas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas novas remessas de matéria-prima.

No mês de janeiro, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29, em cumprimento ao contrato que incluiu o imunizante no Plano Nacional de Imunizações.