Camilo nega boatos sobre decisão de Lockdown no Ceará

Na manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro, o Governador Camilo Santana (PT), em suas redes sociais, afirmou que informações que estão circulando sobre um Novo Lockdown no Ceará são Fake News. O Governador ainda, reforçou a validade do decreto e disse que “qualquer informação será repassada oficialmente por ele com toda transparência” e que “o restante de notícias que estão circulando é uma ação criminosa de pessoas que lutam a todo momento para provocar tumulto no meio da pandemia”.

“Sobre as muitas Fake News que estão circulando nas redes sociais, inclusive com áudios, falando de lockdown a partir dessa 5a feira (18/2) até 3 de março, informo que sequer houve reunião do Comitê que delibera sobre as ações restritivas dos decretos”, disse Chefe do Executivo Estadual em suas redes sociais.

“Portanto nenhuma decisão foi tomada. Os atuais decretos valem até amanhã meia-noite. O Comitê, formado por mim, pela presidente do TJCE, presidente da AL, MPE, MPF, prefeito de Fortaleza, além dos secretários da Saúde do Estado e Município, e de outros profissionais, avaliará o cenário completo para a tomada de decisões com a máxima responsabilidade, como sempre tem feito. Qualquer informação será passada por mim com toda transparência”, acrescentou.

“O restante dessas notícias é ação criminosa de pessoas que lutam a todo momento para provocar tumulto no meio da pandemia. São essas pessoas que tentam boicotar cada ação tomada com o objetivo de salvar vidas. Mas o mal não prevalecerá”, finalizou Camilo em sua postagem.

A informação que foi negada pelo o governador, tratava-se da criação de um novo decreto de confinamento que se iniciaria no dia 18 de fevereiro, nesta quinta-feira, e iria até o dia 3 de março.

Em resposta nas redes socias, alguns internautas reclamam e reinvidicam o posicionamento do Governo no combate à pandemia, enquanto outros pedem que a gestão estadual volte a aderir o Lockdown devido a situação grave em que o Estado se encontra.

Foto/Reprodução: Twitter

Últimos Decretos do Governo 

No último dia 21, o Governo do Ceará anunciou uma série de novas medidas de combate à pandemia do coronavírus em um novo decreto. Nesse dia, Camilo havia anunciado que o estado iria ampliar a oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19 e reforçar a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara.

Também na noite do último dia 10, o Governo do Ceará publicou um outro decreto para o período de Carnaval, medida aplicada com o objetivo evitar aglomeração e o controlar o aumento do numero de casos no Estado, que entrou em vigência no dia 12 de fevereiro.

Os atuais decretos valem até a meia-noite de amanhã, Quarta Feira de Cinzas, 17 de fevereiro.