Início Cultura Caravana da Leitura e do Autor Cearense chega na fase da culminância

Caravana da Leitura e do Autor Cearense chega na fase da culminância

Nesta edição, o projeto está circulando três cidades do Maciço de Baturité: Guaramiranga, Baturité e Redenção

Caravana da Leitura - Foto: Divulgação
Levar cultura, entretenimento e, acima de tudo, difundir o hábito da leitura entre crianças e jovens. Essa é a proposta que a 8ª edição da Caravana da Leitura e do Autor Cearense tem cumprido nas cidades de Guaramiranga, Baturité e Redenção em uma circulação que acontece desde março.
A Caravana já passou por 12 escolas públicas dessas cidades, onde foram oferecidas oficinas literárias para os professores e educadores. “Estamos atingindo nosso objetivo que é – além de estimular o hábito saudável da leitura – difundir a literatura local com os autores cearenses. Nessa edição, trazemos as obras de: Julie Oliveira, Rouxinol do Rinaré, Almir Mota e Fabiana Guimarães”, pontua Luisla Carvalho, coordenadora do projeto.
A primeira etapa da circulação – que já foi concluída – era de oficinas para formação de professores. “Incentivar a leitura passa também por uma dose de criatividade e é isso que nos propomos a fazer com esses educadores. Existe melhor maneira de despertar o gosto pela leitura que por meio da contação de histórias? São esses métodos que a Caravana difunde”, explica Luisla.
A segunda etapa – da culminância- é com a garotada, e conta com rodas de leitura, apresentações de contação de histórias, conversa com autores cearenses, doação de livros e distribuição de material informativo do projeto – sempre com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e formar leitores de todas as classes sociais, etnias e credos.
E o projeto vai além da contação de histórias. Está no escopo da Caravana outras atividades que serão desenvolvidas em cada uma das três cidades como: sorteios de exemplares entre os alunos das 12 escolas; sorteio de uma mini biblioteca de bolso com 20 volumes; formação em dinamização de livros e contação de histórias para professores do município; seis apresentações de contação de histórias para crianças e jovens; nove oficinas literárias para crianças do Fundamental I; três conversas com autores cearenses; doação de 1.200 livros dos autores cearenses; e doação de um computador e um tablet para a biblioteca de cada município. O trabalho vai contemplar 1.500 crianças e jovens.
A Caravana da Leitura e do Autor Cearense, com agradecimento a Enel e com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei do Mecenato Estadual, é promovida e produzida pela Cia. Prisma de Artes. Luisla acrescenta a importância da lei do Mecenato para a cultura. “A lei do Mecenato Estadual fomentada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o apoio da Enel são grandes instrumentos de incentivo às atividades culturais em nosso Estado”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO:
GUARAMIRANGA – 06 DE MAIO – 07h30 às 11h30
Oficina de Desenho
Oficina de Pom Pom
Oficina de Cordel
Rodas de Leitura Teatralizadas
Bate-papo com o autor cearense Rouxinol do Rinaré
Apresentação de Contação de Histórias
REDENÇÃO – 10 DE MAIO – 07h30 às 11h30
Oficina de Desenho
Oficina de Pom Pom
Oficina de Cordel
Rodas de Leitura Teatralizadas
Bate-papo com a autora cearense Fabiana Guimarães
Apresentação de Contação de Histórias
BATURITÉ – 12 DE MAIO – 07h30 às 11h30
Oficina de Desenho
Oficina de Pom Pom
Oficina de Cordel
Rodas de Leitura Teatralizadas
Bate-papo com Bate-papo com o autor cearense Almir Mota
Apresentação de Contação de Histórias
Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile