Início Destaque Caso suspeito de varíola dos macacos é notificado em Cedro, interior do...

Caso suspeito de varíola dos macacos é notificado em Cedro, interior do Ceará

Varíola dos Macacos - Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Cedro, interior do Ceará, informou nesta quinta-feira (16), a notificação de um caso suspeito de varíola dos macacos. Conforme a nota divulgada pela pasta, trata-se de um homem de 54 anos que recentemente teve contato com uma pessoa residente no estado de São Paulo, onde já foram confirmados quatro casos da doença.                             

De acordo com a secretaria, o homem apresentou os primeiros sintomas da infecção na quarta-feira (15), quando deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, onde está internado. O estado de saúde dele é considerado estável.

Seguindo o procedimento padrão para casos suspeitos da doença, a Vigilância Epidemiológica Municipal informou que notificou o registro ao Ministério da Saúde (MS) e que está monitorando o paciente e as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias.

As amostras genéticas do homem foram encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência para diagnóstico de casos de varíola dos macacos na Região Nordeste e no estado fluminense. O resultado deve sair em até 21 dias.

No País, existem seis casos confirmados da varíola dos macacos. Quatro estão em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e outro no Rio de Janeiro. Até o momento, nenhuma morte em decorrência da doença foi registrada no Brasil, segundo informou o Ministério da Saúde.

Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile