Ceará terá ponto facultativo na quinta de Corpus Christi e sexta

Governadora do Ceará, Izolda Cela | Foto: Reprodução

O estado cearense terá ponto facultativo no feriado de Corpus Christi, quinta-feira (16), e também na sexta (17). A medida foi anunciada nesta terça-feira (14) pela governadora Izolda Cela.

Segundo Izolda, o decreto determinando o ponto facultativo será publicado no Diário Oficial do Ceará desta quarta-feira (14).

Os católicos comemoram nesta data a instituição da eucaristia. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando o desejo que a eucaristia fosse celebrada por todos os fiéis.

Ponto facultativo

O ponto facultativo é folga garantida para servidores públicos. As empresas privadas decidem se dão ou não um dia de descanso para os seus colaboradores. Caso a empresa opte por manter as atividades, os empregados devem comparecer ao local de trabalho sem direito a remuneração extra.

O ponto facultativo é definido sempre pelo governo, seja federal, estadual ou municipal.

Diferente do ponto facultativo, no dia de folga o trabalhador tem direito a um dia de descanso; em caso de postos de trabalho que não podem parar, como hospitais, o empregado recebe o valor em dobro pelo dia de trabalho.