Check-up cardíaco e avaliação cardiopulmonar são aliados na prevenção de doenças durante exercícios físicos

A prática de atividades físicas ajuda na manutenção da saúde física e mental. Sair do sedentarismo ou retomar atividades é um desafio para muitas pessoas e consenso em indicação entre especialistas. Entretanto, a prática de exercícios requer atenção e, em alguns casos, uma avaliação médica mais completa e detalhada. Segundo Lucas Andrade, pneumologista do Grupo OTO, que integra a Kora Saúde no Ceará, há uma série de medidas para evitar complicações. 
 
“Além do tradicional check-up do coração, com exames laboratoriais e de imagens, o teste ergoespirométrico é um grande aliado. Não apenas para pessoas que pretendem começar a se exercitar, mas também para atletas e indivíduos submetidos à grande demanda de esforço”, explica o médico. O teste cardiopulmonar ou ergoespirometria consiste na combinação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar exalado pelo paciente, permitindo avaliação mais completa do comportamento do coração e do pulmão diante do esforço físico. 
 
Ele é indicado na avaliação de intolerância ao exercício físico; mensurar a gravidade de patologias do coração e do pulmão; liberação para atividade física em indivíduos com comorbidades; avaliação pré-operatória de cirurgias pulmonares; avaliação pré-transplante cardíaco; prescrição de frequência cardíaca ideal de treino em atletas; orientação pré e pós reabilitação cardiopulmonar; dentre outras indicações.
 
Na ergoespirometria, o paciente é submetido a níveis de esforços distintos. Seja em esteira ergométrica ou bicicleta estacionada, a análise gasométrica é realizada com auxílio de uma máscara facial ou sistema bucal. “Sempre monitorado, o paciente ainda é submetido a exames de eletrocardiograma, oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial durante todo o teste”, reforça Lucas. Para o especialista, o check-up cardíaco e o teste ergoespirométrico são fortes aliados na prevenção e no acompanhamento de doenças cardíacas e pulmonares.