Chuva no Dia de São José: Ceará deve ter precipitações em todas as macrorregiões do Ceará, diz Funceme

Nesta sexta-feira (19), data em que é comemorado o Dia de São José, padroeiro do Ceará, o Estado apresenta condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões. As informações são da previsão do tempo feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os principais acumulados deverão ocorre nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e Jaguaribana. Nestas, a previsão é de eventos de chuva, ou seja, expectativa de registros em mais de 50% dos territórios.

Já para o Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e ainda no Sertão Central e Inhamuns, a tendência é de chuvas isoladas. Nas regiões situadas mais ao norte do Ceará, os acumulados deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

Valor cultural: ‘se chove, o inverno vai ser bom’

As chuvas no Dia de São José tem valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. De acordo com a crença popular, se chove no dia do santo, o “inverno cearense” — que na verdade é a quadra chuvosa — terá boas chuvas.

Tais precipitações esperadas para o Dia de São José estão relacionadas a áreas de instabilidade que estão se formando, principalmente, por causa da presença de um Cavado em Altos Níveis (CAN), fenômeno meteorológico com relativa pressão atmosférica baixa.

Em 2020, o Dia de São José registrou precipitações em 108 dos 184 municípios cearenses. As chuvas do ano passado atingiram todas as regiões. O maior acumulado de 2020 foi contabilizado no posto pluviométrico São José do Fama, em Iracema, interior do Ceará, onde foram contabilizados 102 milímetros.