Com aumento de casos, buscas por testes de Covid-19 no Ceará apresentam nova alta

No mês de junho, a Drogaria Call Med Express registrou alta de 427% em testes realizados no local, quando comparado aos últimos quatro meses

Testes covid-19 | Foto: Pixabay

A quantidade de testes de Covid-19 no Ceará vem demonstrando aumento gradativo nos últimos meses. Segundo dados da plataforma IntegraSUS, nas duas primeiras semanas deste mês de junho, a capital cearense teve 1.112 casos confirmados da doença, um aumento de 204% em relação ao mês de maio, que registrou 365 casos.

Da mesma forma, vem ocorrendo com a procura por exames comprobatórios da doença. Um exemplo, são dados informados pela Drogaria Call Med Express, que mostram que no mês de janeiro de 2022 foram realizados cerca de 661 testes, com queda nos meses subsequentes, porém com tendência de crescimento. Neste mês de junho, com o retorno das atividades do comércio, festas e outros serviços, esse número também voltou a crescer, apresentando alta de 427% comparado ao mesmo período do mês de maio.

Segundo Felipe Braz, um dos farmacêuticos responsáveis pela realização dos testes de Covid-19 na drogaria, adultos de faixa etárias variadas e crianças com idade média de 3 anos de idade, estão buscando o atendimento no local, sendo os adultos o maior público com casos positivados.

“Temos um público que varia entre crianças a partir de 3 anos e adultos de todas as idades. Os sintomas que os clientes apresentam ao chegar na drogaria são sempre muito parecidos, sendo os principais: dores de garganta, espirros, coriza e febre. Pedimos sempre que as pessoas que estiverem apresentando queixas, se dirijam ao local utilizando máscara, na busca de garantir a segurança tanto dos clientes como dos colaboradores”, relata Felipe.

Para realizar o teste de Covid, é necessário a solicitação do exame por meio dos números de telefones (85) 98149-8743/ 98170-0711 ou via rede social Instagram – @callmedexpress. Após o exame, o resultado fica pronto em até 30 minutos. O valor do teste é de R$ 64,99.

A testagem é realizada por farmacêuticos treinados pela Call Med Express, seguindo todos os protocolos e procedimentos definidos pela Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias) e alinhados com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para a realização do teste presencial, além do agendamento prévio, é desejável que o cliente compareça à unidade utilizando máscara.

A empresa, de acordo com a resolução RDC 377/20, notifica o Ministério da Saúde sobre todos os resultados dos testes, positivos ou negativos.