Criei minhas Redes Sociais, e agora?

A internet é um importante canal para o posicionamento de marca e ampliação de acesso ao mercado para oferta de produtos e serviços. Conseguimos perceber seu crescimento de forma instantânea e hoje é preciso se destacar para gerar curiosidade e empatia nas pessoas de forma orgânica e correta.

Após a criação da sua página ou perfil comercial, existem alguns passos que podem facilitar sua gestão e direcionar o seu processo de marketing para o caminho certo. Procure antes de tudo conhecer como o público que costuma consumir o conteúdo/produto de sua marca se comporta nas redes sociais, o que costumam comentar, em que grupos estão e o que gostam em relação ao seu produto, qual a idade desse público, a localização, e etc.

Uma das recomendações para a análise de seu público é a criação de personas, crie até 3 tipos de pessoas que gostarão de seu produto. Depois de analisar, precisamos definir alguns pontos que consideramos de muita importância para a usabilidade das suas Redes Sociais.

Analise a abordagem

Lembre-se que você está falando com pessoas reais, que gostam de um contato mais próximo com a marca ou serviço dentro da internet.

Identidade visual

O visual é de extrema importância no mercado atual da internet. Hoje a maioria do seus futuros clientes prezam por uma identidade única que remeta à marca de forma clara e objetiva.

Linha de comunicação

Siga uma sequência, um planejamento e o principal, constância nas suas postagens, seja de conteúdo ou de produtos. Não deixe de alimentar suas redes.

Conteúdo (qual o conteúdo que eles costumam compartilhar mais e qual o conteúdo é o mais curtido?)

Esta fase é muito importante para que você possa não somente entender como seus concorrentes atuam, mas estas informações serão necessárias para você formar o posicionamento de sua marca/empresa na rede, assim você ganhará força e crescerá no mercado.

É importante lembrar que onde você está faz muita diferença. Que tipo de rede social se encaixa melhor com seu produto ou serviço?

Cada rede social tem seu perfil, sua velocidade, estilo e função, isso influencia também nas pessoas que estão nestas comunidades sociais online, então, escolha com cautela qual rede social sua empresa deverá atuar para que você não tenha problemas futuros e consiga atingir o público correto.

Facebook

Família, amigos, passar o tempo, se divertir, públicos de todas as idades, comunicação e relacionamento.

Linkedin

Procura de empregos, cursos, público mais velho, compartilhamento de perfil profissional, profissionais de todas as áreas e níveis técnicos.

Twitter

Público de todas as idades, pessoas que gostam de receber informações rapidamente e não gostam de ficar tanto tempo nas redes sociais, uma forma de estar perto de pessoas e marcas famosas, para todas as idades, porém em sua maioria o público é jovem.

Pinterest

Compartilhamento de imagens, ideias criativas, para todos os públicos e idades, em sua grande maioria mulheres, nesta rede social tem também um número grande de profissionais da área de design, fotografia, gastronomia, arquitetura, marketing e moda, é também utilizado como uma grande fonte de inspiração.

Instagram

Público jovem, compartilhamento de fotos em geral, relacionamento, comunicação, pessoas famosas utilizam bastante para compartilhar detalhes do seu dia a dia.

 

Além de organizar o planejamento do conteúdo e definir a frequência que ele deve ser postado, é importante existir a fiscalização desse trabalho. Trabalhe no monitoramento de suas redes sociais procurando por oportunidades através de todos os meios e páginas sociais que escolheu trabalhar, não fique focado somente em suas páginas sociais, participe de grupos de interesse, acompanhe blogs e comunidades relacionadas.

Uma das formas de estar perto do seus seguidores desejados, e a curto prazo, é trabalhando com propagandas e links patrocinados, praticamente todas as redes sociais trabalham com posts pagos e aumento de alcance de publicações, não somente com a compra de posts patrocinados, mas também com a compra de mídia com influenciadores e blogs que tenham relação com sua marca. Assim você cria interação de forma mais rápida e focada no que foi planejado e pensado desde o inicio.

É importante lembrar que existem profissionais que podem auxiliar você e sua empresa nessa caminhada pelo Marketing Digital. Bom trabalho!