Com a escassez de vacina contra a covid-19 os pontos de vacinação tem que ser bem rigorosos, cada frasco do imunizante contém entre 5, 6 ou 10 doses, dependendo da vacina, e deve ser aproveitado completamente.
No entanto, ao fim do dia, podem sobrar doses dos frascos abertos. Confira como as cidades cearenses usam as sobras diárias das vacinas:
A ordem emitida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), é fazer o possível para que não haja sobras nos frascos, para evitar o máximo de desperdício.
Portanto, as doses remanescentes podem e devem ser distribuídas à população, que está próxima do local de aplicação, as mesmas são convocadas por mensagem de texto via telefone. As doses também podem se deslocar até as pessoas agendadas para fazer o uso da vacinação em casa.
A única exigência emitida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), é que as vacinas sejam aplicadas em pessoas que estão no grupo prioritário atual.
Sendo assim, não é possível vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários, também não sendo permitido vacinar pessoas dos próximos grupos prioritários. A população que toma as vacinas remanescentes recebe o cartão de vacina e tem direito à segunda dose normalmente.
Quais imunizantes são utilizados no Ceará?
Atualmente os grupos prioritários estão sendo vacinados com três imunizante diferentes, são elas:
- Coranavac/Sinovac/Butantan.
- Astrazeneca/Fiocruz.
- Astrazeneca/Fiocruz/Serun Institute of India.
- Pfizer.