Dia da Marinha Mercante: conheça a história desta data

Dia da Marinha Mercante: conheça a história desta data - Foto: Pexels

Hoje, dia 28 de dezembro é o Dia da Marinha Mercante. Esta data faz alusão ao nascimento de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, seu Patrono. A Marinha do Brasil tem o objetivo de formar profissionais de náutica e de máquinas para atuarem em navios mercantes.

Irineu nasceu em 28 de dezembro de 1813 e já teve contato com o mar desde seus primeiros anos de vida. Órfão aos 5 anos de idade, foi criado por um tio, que era Comandante de um brigue mercante, com quem partiu de Arroio Grande, sua cidade natal, para o Rio de Janeiro onde chegou com apenas nove anos de idade.

O Patrono trabalhou como balconista e caixeiro sem descuidar de seus estudos, logo aprendeu Inglês, Contabilidade e Prática Comercial e, já aos 23 anos, se tornava gerente da firma de comércio e importação onde trabalhava. Por sua competência e dedicação, acabou se tornando sócio da mesma, contribuindo decisivamente para seu crescimento.

Após 27 anos, viajou para a Europa, tendo oportunidade de observar, na Inglaterra, as grandes mudanças técnicas que ocorriam naquela época, marcando o início da industrialização europeia.

Ao voltar ao Brasil, montou serralherias, companhias de iluminação, de transporte de passageiros (bonde), de telégrafo submarino, ferrovias e um estaleiro, lançando, assim, as bases da construção naval no país.

Em 1846, após um ano de atividades, o estaleiro da Ponta da Areia, criado por Mauá em Niterói, transformou-se na maior indústria do Brasil.

Tendo consciência do Comércio Marítimo para o desenvolvimento, criou companhias de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas.

Fonte de pesquisa: Navios e Portos