Dragão do Mar abre inscrições para programa formativo em processos criativos a partir desta segunda-feira (8)

Parte da programação formativa composta por projetos artísticos selecionados a partir da convocatória Arte em Rede, edição 2021, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, abre, a partir desta segunda-feira (8), inscrições para o programa formativo “Ecossystema”. Ministrada pela multiartista e produtora cultural Sy Gomes Barbosa, a formação visa à ativação de processos criativos por meio de experimentações poéticas. As aulas acontecerão entre 22 e 26 de novembro de 2021, das 13h às 17h, em plataforma fechada para inscritos. As inscrições poderão ser realizadas até 14 de novembro, pelo site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/ecossystema, com limite de 30 vagas.

Indicado para pessoas com idade a partir de 16 anos, o ciclo formativo será acessível em Libras mediante solicitação no ato da inscrição. Haverá processo seletivo para a ocupação das vagas, por meio da leitura de minicurrículo, que levará ainda em consideração os critérios de gênero e cor. Pessoas pretas e/ou trans terão prioridade.

Ao longo de 20 horas-aula distribuídas em cinco dias, serão experimentados sons, imagens e movimentos corporais, além de abordadas reflexões sobre corpo, tempo e memória, com certificação para os concludentes.

Sobre a propositora

Sy Gomes Barbosa é travesti, negra, cearense e aficionada por criar mundos. Artista visual, cantora, compositora, performer e produtora cultural. Tem 22 anos de idade. É historiadora pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Foi parte do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes. Fez parte do 71º Salão de Abril e da Exposição Rarefeito. É integrante do Laboratório Experimental da Rede Cuca – Lacre. Criadora de projetos como “Me vejam de longe: Outdoor Travesti”; “Brotam no Rosto”; “Travestis são como plantas”; “Centro de Gravidade”; e “IOIÔ NÃO VAI VOTAR”.

Sobre o Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

Serviço: [Arte em Rede] Dragão do Mar abre inscrições para o “Ecossystema – Programa Formativo”, com Sy Gomes Barbosa
Período de inscrições: de 08 a 14 de novembro pelo link bit.ly/ecossystema
Resultado da seleção: 18 de novembro de 2021 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Aulas: De 22 a 26 de novembro, das 13h às 17h, em plataforma fechada (Zoom) para inscritos selecionados.
Classificação: 16 anos.
30 vagas. Acessível em Libras mediante solicitação de inscritos.