Início Cultura Em Icapuí: XV Festival da Lagosta terá entre as atrações Sandra de...

Em Icapuí: XV Festival da Lagosta terá entre as atrações Sandra de Sá, Donaleda e Dorgival Dantas

Com acesso gratuito, o evento conta ainda com Arena Gastronômica e oficinas na Praia de Barreiras e, na Praia de Redonda, a tradicional Regata de Jangadas e apresentações musicais

Cantor Dorgival Dantas | Foto: Divulgação

Uma das festas gastronômicas mais esperadas do Litoral Leste do Ceará está chegando! O XV Festival da Lagosta será nos dias 12 e 13 de agosto, na Praia de Barreiras, e no dia 14 de agosto, na Praia de Redonda, em Icapuí. Depois de dois anos sendo realizado em formato de circuito gastronômico por conta da pandemia da Covid-19, o festival retoma o formato original, com Arena Gastronômica, shows de grandes atrações, oficinas de gastronomia e a tradicional Regata de Jangadas. O acesso é gratuito!

A abertura oficial será no dia 11, às 19h, no Hotel Casa do Mar, na Praia de Tremembé , com a presença de parceiros, autoridades locais e representantes dos restaurantes participantes da Arena Gastronômica. O XV Festival da Lagosta é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur. Apoio institucional: Banco do Nordeste e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Icapuí. Parceria: Sebrae. Agradecimento: Coca-Cola Sem Açúcar + Eisenbahn.

OFICINAS DE GASTRONOMIA

Dois dias antes do festival, dias 09 e 10 de agosto, às 9h, os associados do GDTuR vão participar de duas Oficinas de Gastronomia, com foco na preparação de pratos à base de lagosta. São elas: “Oficina de Gastronomia, Sabores e Saberes do Mar” e “Oficina Terra e Mar do Icapuí”. Ambas serão ministradas na pousada Amor a Mar, pelas chefs Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, e Zenaide Santos, da Barraca do João Velho, de Icapuí, e dona das receitas de moquecas mais famosas da praia de Requenguela, também no município.

ARENA GASTRONÔMICA

Nos dias 12 e 13 de agosto (sexta-feira e sábado), a Arena Gastronômica estará das 19h às 22h, com 18 expositores de restaurantes associados ao GDTur. Para proporcionar ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a lagosta, cada estabelecimento disponibilizará em seu cardápio um prato degustação da iguaria. A compra desse prato dará direito a uma Coca-Cola sem açúcar (KS 290ml ou lata 350ml).

O GDTur apoia a pesca legal da lagosta. Para esta edição, os realizadores estimam que sejam consumidos no evento cerca de 500 kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local.

Além da degustação do principal atrativo do evento, os visitantes vão ter a chance de conferir apresentações de música ao vivo. No dia 12, o espaço será embalado pelo som do músico Geová Costa. E no dia 13, a cantora Koka Mil e o Grupo Arte Brasil vão animar a noite.

ATRAÇÕES

A partir das 22h, na sexta e no sábado, dias 12 e 13, o público vai conferir grandes shows à beira-mar, em palco próximo à Arena Gastronômica, na Praia de Barreiras. A programação abre na sexta com uma das maiores representantes do reggae no Ceará, a banda Donaleda. Na sequência, a cantora Sandra de Sá sobe ao palco com um show de grandes sucessos de sua carreira como “Retratos e Canções”, “Vale Tudo”, “Joga Fora”, “Bye bye tristeza” e “Olhos Coloridos”, recheado de ritmos como MPB, Soul, Samba e Funk.

No sábado, dia 13, o guitarrista, arranjador e compositor Mimi Rocha faz um show com o melhor da música popular brasileira. Ele estará acompanhado de dois convidados, a cantora Munique Mendes e o músico Rafael Rodrigues. A programação encerra com um dos mestres do forró, Dorgival Dantas.

REGATA DE JANGADAS

Na manhã do domingo, dia 14, a programação acontece na Praia de Redonda. Às 11h começa a tradicional Regata de Jangadas. Cerca de 20 embarcações guiadas por pescadores de várias comunidades da região vão participar da competição, que é dividida em duas categorias: Jangadas de Pequeno Porte, com até 3 metros de comprimento, e Jangadas de Grande Porte, que possuem comprimento superior a 3,40 metros.

Os navegantes vão percorrer 8 km mar adentro, fazendo balizas pelo percurso até o ponto demarcado pela organização. As três embarcações mais velozes ganham a regata e recebem premiação em dinheiro e um troféu em formato de jangada. “A regata é um momento de manifestação, de confraternização e de mostrar a cultura dos pescadores artesanais”, conta o presidente da GDTur, Eliabe Crispim.

À tarde, a partir das 13h, acontecem as apresentações musicais. A banda de reggae de Icapuí, Maresia, abre a programação e, logo depois, a festa é comandada pelo cantor Erick Farra. Para encerrar a 15ª edição do Festival da Lagosta, tem show da cantora aracatiense Aldynha Vox.

Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile