‘Essa história de privatizar é coisa de incompetência’, dispara Lula

Ex-presidente da República, Lula (PT) | Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (29), ser contra à privatização de empresas públicas e a favor da criação de empresas de economia mista, como Banco do Brasil e Petrobrás. 

“Essa história de privatizar é coisa de incompetência. ‘Eu não sei governar, eu não sei como fazer a economia crescer, eu vou vender o que tenho e vou ter dinheiro para gastar. Daqui a pouco eu não tenho o dinheiro e nem as empresas’”, disparou Lula em entrevista à Rádio Educadora de Piracicaba.

O petista afirmou que foi criado no Brasil o dogma de que “tudo que é do Estado não presta e tudo que é privado é bom”.

“Eu sou contra as privatizações daquilo que é essencial ao Estado brasileiro. O Banco do Brasil é essencial ao Estado brasileiro, a Caixa Econômica é essencial ao Estado Brasileiro. O BNDES tem que ser estatal. A Petrobras tem que ser uma empresa pública de economia mista para esse País poder crescer, é assim no mundo desenvolvido”, afirmou o ex-presidente da República.

O documento com as diretrizes do programa de governo de Lula, divulgado na semana passada, manteve posição contrária à privatização da Petrobras, dos Correios e da Eletrobras, já realizada.