Estação da Luz amplia atuação e lança projeto focado no público 60+

Com quase 20 anos de atuação, a instituição atende mais de mil pessoas, com foco na transformação social por meio da educação, esporte e cultura

Estação da Luz | Divulgação

O Brasil tem mais de 31 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, tendo apresentado um salto de 11,3% para 14,7% da população, entre 2012 e 2021, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada neste mês pelo IBGE. A população do país está mais velha, necessitando de mais atenção e cuidados com a saúde. Atenta a este público, a Estação da Luz amplia sua atuação e lança o projeto “Estação das Águas”, focado em pessoas com idade a partir de 60 anos, que buscam se manter saudáveis, independentes para realizar suas atividades diárias, e em contínua socialização.

O projeto se concentra em duas áreas: prática de atividade física e valores humanos. São 80 vagas para as modalidades de Hidroginástica e Hidroterapia, com aulas que ocorrem duas vezes por semana; e a cada 15 dias acontecem os encontros de Educação e Valores Humanos, ministrados por professores, assistentes sociais e psicólogos.

Além das aulas de hidroginástica e hidroterapia, cada participante recebe gratuitamente um kit com camisa de proteção UV, touca e toalha. Nos dias de aulas, o projeto inclui ainda lanche preparado de forma balanceada por nutricionista.

A psicóloga Carolina Carramilo, que integra a equipe multidisciplinar da Estação da Luz, diz que o projeto chega em um ótimo momento, após um período de pandemia que afetou severamente os idosos, tanto física quanto na área psíquica. “Continuamos com os cuidados sanitários, como uso de álcool para higienização das mãos e máscara nos momentos de interação, mas defendemos que é hora de sair de casa, se relacionar, praticar exercícios, aprender coisas novas e superar perdas cognitivas”, afirma.

A Estação da Luz, sediada em Eusébio, já atua há quase 20 anos desenvolvendo projetos sociais nas áreas de Educação, Cultura e Esporte voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atualmente, são mais de mil pessoas alcançadas pela iniciativa. São desenvolvidas ações que promovem o fortalecimento da cultura de paz, fraternidade e solidariedade; e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, suas famílias, e da equipe, utilizando o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH).

Lançamento dia 03 de agosto

O lançamento do Estação das Águas vai acontecer dia 03 de agosto, às 16 horas, na sede da Estação da Luz, contando com a presença de representantes da sociedade civil, beneficiários e apoiadores da associação.

“A Estação da Luz se mantém integralmente através de destinações feitas por empresas e pessoas físicas que acreditam nessa proposta social, e por isso investem recursos em prol da transformação social de crianças, adolescentes, jovens, através da cultura, esporte e educação; e agora também na Melhor Idade, público que já contribuiu com a sociedade através do trabalho e construção de suas famílias, e nesta fase da vida merecem nossa atenção especial”, diz Sidney Girão, presidente da Estação da Luz.

Entre as empresas apoiadoras da Estação da Luz, estão: Hapvida, Vestas, HalexIstar, M.Dias Branco, C. Rolim, Newland, Servis Tecnologia, 3 Corações, Corpvs, Grupo GPS, Mercadinhos São Luiz, Banco do Brasil, Casa Pio, Dunorte, Naturagua, M Maia, Fazauto, Cerbras, Hidrotintas, Bermas, Mobit, Brother, Costa Brasil, Ceará Segurança, Tecla, Aaron, GVS, São Geraldo, Nacional Gás, StandShow, entre outras.

Mais informações sobre a instituição, projetos e prêmios que reconhecem a entidade como uma das OSC (Organizações da Sociedade Civil) do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência, estão disponíveis no site: https://estacaoluz.org.br/ e pelo telefone (85 32605140).

Estação da Luz

A Estação Luz é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, sediada em Eusébio-CE, com atuação local e nacional, criada por um grupo de voluntários que assumiu a missão de desenvolver projetos sociais nas áreas de Educação, Cultura e Esporte.

A instituição tem como missão o fortalecimento de uma cultura de paz, fraternidade e solidariedade, por meio da Educação em Valores Humanos (EVH), que são universais: Amor, Paz, Não-violência, Retidão e Verdade. Seu objetivo principal é oferecer oportunidade de desenvolvimento humano a crianças, adolescentes, jovens e adultos.