Estudante cearense vence etapa regional de concurso cultural promovido pelo Sicoob Ceará / Instituto Sicoob

O estudante João Gabriel Pereira, do 3º ano do Ensino Fundamental foi um dos finalistas da etapa regional do concurso cultural, que teve como tema “Cooperativismo: uma forma de viver em 2021″. João estuda no Colégio São Lucas, localizado no bairro Castelão, em Fortaleza.

A ação

A atividade é voltada para alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas escolas das redes pública e privada, selecionadas pela cooperativa, para participar da iniciativa. O projeto visa envolver estudantes e comunidades para fortalecer a cultura da cooperação, tão difundida pelo Sistema de Cooperativas de Crédito – Sicoob e seus cooperados. A participação de pais e estudantes não foi obrigatória.

Participantes da etapa local

O Colégio São Lucas, em Fortaleza, no bairro Castelão, o Colégio Agnus, também na capital, no bairro Montese e o Colégio Olímpico no município de Maranguape, CE, foram as instituições participantes dessa etapa da ação.

Depoimentos

Para o diretor executivo do Sicoob Ceará, Robernylson Silva Oliveira, é importante que a nova geração conheça e entenda o modelo cooperativo, principalmente numa sociedade tão desigual e individualista. “Toda comunidade que pautou seu crescimento em modelos de cooperação cresceu melhor e de maneira mais sustentável. Temos como exemplo um esporte coletivo como o vôlei. Mesmo que o time tenha o melhor atacante do mundo, se o passe não sair e o levantador não conseguir levantar a bola com sucesso, o atacante não tem como atuar, é necessário o trabalho em conjunto e colaboração para vencerem. Por isso o interesse do Sicoob em apresentar às crianças a importância do cooperativismo. Elas são a esperança de um futuro melhor e mais promissor”, declara o gestor.

O concurso cultural incentivou os estudantes participantes a refletirem e debaterem sobre o cooperativismo por meio de desenhos e redações. Ao todo, 166 crianças participaram da etapa local da ação. O trabalho foi dividido em duas categorias, a primeira para alunos do 3º ano do ensino fundamental, com a produção de desenhos. A segunda para os alunos do 5º ano, também do ensino fundamental, mas com a produção de um texto narrativo de até 25 linhas. Cada trabalho foi individual e contou com a orientação de um professor designado pela escola participante.

O ganhador cearense da etapa regional, João Gabriel, contou que no início, quando soube do concurso, ele não quis participar, mas quando passou pela etapa local, mudou de ideia, pois sentiu que era algo muito importante.”Eu achei muito divertido fazer parte de tudo isso. Aprendi a importância de participar das coisas e de ajudar o planeta com atos simples e a união de todos”, revelou o estudante, que teve seu desenho selecionado para concorrer na etapa nacional.

Suze Helena Façanha Paula, a professora orientadora de João, contou que a experiência foi muito importante para mostrar aos alunos que eles, mesmo sendo crianças, têm uma enorme capacidade de mudar o “mundo” e a realidade de outras pessoas, com atitudes simples e trabalho em grupo.”Essa atividade fez com que eles entendessem, também, que compartilhar suas ideias com outras pessoas é uma forma de realizá-las de forma mais fácil e rápida’, afirmou.

Fases do concurso e premiações

Como finalistas da fase local do concurso, seis alunos foram selecionados, sendo três da categoria de desenho, que ganharam, cada um: uma mochila, caixa de lápis de cor e um caderno de desenho capa dura espiral. E mais três crianças da categoria de redação, que receberam como prêmio: uma mochila, um estojo com lapiseira, grafite, conjunto de canetas coloridas, borracha, marca texto, caderno e um livro da Coleção Financinhas. A premiação ocorreu na quarta-feira (10).

Os trabalhos dos selecionados foram encaminhados pela comissão avaliadora, para a Central do Sicoob, onde foi realizada a etapa regional. Nessa fase, os prêmios foram um tablet para os alunos e uma premiação no valor de R$1.000,00 para os professores orientadores.

A etapa seguinte será a nacional, realizada pelo Instituto Sicoob matriz, onde participarão todos os selecionados da etapa regional, entre todas as cooperativas envolvidas. Os prêmios serão um notebook para a criança; um curso, de até R$3.000,00, em instituição juridicamente legalizada e com validação da Comissão Avaliadora, para o professor; e um projetor datashow e caixa de som para a escola. A etapa final ocorrerá no dia 30 de novembro.

Estudante cearense é um dos finalistas com desenho sobre cooperação

João Gabriel Pereira, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, está na final do concurso e seguirá para a etapa nacional, por meio de seu desenho sobre o que representa o cooperativismo.

Sobre o Sicoob e Instituto Sicoob

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. No Ceará ele está representado, há mais de vinte anos, pela da Cooperativa de Crédito Mútuo do Ceará – Sicoob Ceará, atuando com livre admissão, permitindo assim, que qualquer pessoa possa se filiar ao sistema. Está situado no bairro de Fátima, em Fortaleza e no município de Maranguape. E em breve estará presente em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza.

O Instituto Sicoob baseia sua atuação nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, definidos pela Organização das Nações Unidas e pelo sétimo princípio do cooperativismo, que se baseia no interesse pela comunidade.

Desde 2018 suas atividades abrangem todo o Brasil, promovendo ações conjuntas e integradas com as cooperativas, e na formação de voluntários no âmbito corporativo para fomentar o desenvolvimento local.