EUA faz alerta de comboio militar russo em direção ao leste da Ucrânia

EUA faz alerta de comboio militar russo em direção a Donbass | Foto: Reprodução/CNN

O representante do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA), afirmou que há indícios do comboio se tratar de uma combinação de soldados e de veículos blindados, “talvez, alguma artilharia”, sem dar mais detalhes.

O comboio militar seria parecido com o primeiro que os EUA informaram nas primeiras semanas da guerra na Ucrânia, que sofre com ofensiva militar russa desde 24 de fevereiro.

Washington confirmou na semana passada a retirada total dos soldados russos que estavam nos arredores de Kiev e de Chernihiv, no norte do território ucraniano, no que seria um esforço para centrar as ações no leste.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um alerta nesta segunda-feira (11) sobre uma ação “ainda maior” no leste, onde separatistas pró-russos de Donetsk anunciaram o aumento dos ataques e a tomada do porto de Mariupol.

Autoridades ucranianas e ocidentais afirmaram nos últimos dias que observaram uma redistribuição de tropas russas para Donbass após grandes reveses para Moscou em um esforço para tomar Kiev.