Federação das Câmaras Portuguesas apoia projeto de Portugal para estudantes brasileiros

O projeto atenderá estudantes que estão concluindo ou concluíram o ensino médio politécnico e bolsistas em projetos de investigação e conexão de empresas brasileiras

Educação - Foto: Divulgação

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) apresentou ontem (21) o projeto Polytechnics International Network (PPIN) para representantes das 18 câmaras de comércio no Brasil e para interessados em estudar fora do país.   O PPIN vai possibilitar que jovens adolescentes se graduem em Portugal e que graduados, com o auxílio de bolsas de investigação, conheçam um ambiente cultural e acadêmico diferente do seu. A iniciativa conta com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), da Embaixada de Portugal no Brasil, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP – Portugal Global), dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses Cávado e do AVE e da Câmara Brasil Portugal de Minas Gerais.

O presidente da FCPCB, Armando Abreu, fez a abertura oficial do evento que contou com a participação de João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior do Governo de Portugal, de Agostinho Silva, Vice-presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, representando o conselho do PPIN, e de Rui Almeida, Cônsul de Portugal em Belo Horizonte. “Agradeço a presença de todas as Câmaras, em especial ao Carlos Lopes, que trouxe esse projeto para a nossa Federação. Durante 15 anos fui professor na Universidade de Coimbra, então para mim essa iniciativa tem uma motivação a mais”, destacou o Presidente da Federação.

“Este projeto pretende reafirmar a visibilidade e o reconhecimento do Ensino Superior Politécnico Português, bem como do meio empresarial em mercados internacionais, além de ser uma iniciativa empreendedora que estabelecerá uma rede de embaixadores do Ensino Superior Politécnico Português”, explicou o Secretário.

Carlos Lopes, Presidente da  Câmara Brasil Portugal de Minas Gerais, ressaltou: “Nós estamos contribuindo com o PPIN para somar, ele levantará bandeiras em territórios portugueses e também irá aproximar pessoas que querem oportunidades e que desejam fazer parte de um grande projeto ”.

O PPIN é financiado pelo Governo Português e tem o objetivo de criar e desenvolver uma rede de internacionalização presencial do Ensino Superior Politécnico Português (ESPP) no Brasil, por meio de uma plataforma de informação para instituições e empresas no âmbito da internacionalização, com mecanismos partilhados de sustentabilidade e eventos no âmbito da rede, internacionais e encontros nacionais de internacionalização, entre outros.

Para assistir a apresentação do PPIN na íntegra, basta acessar o canal da Federação das Câmaras no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8UQM1OGCs5NhciOq4pc7xA .

Para mais informações: [email protected].