Festival Mi realiza programação artística no Crato até sábado

Em sua estreia na região, o evento começou na terça (5), com o Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir e show da Sonora Kariri. Nos próximos três dias, outros mestres da cultura, músicos e bandas devem passar pela cidade

Festival no Crato - Foto: Divulgação

Em sua 17º edição, o Mi – Festival Música da Ibiapaba retorna ao formato presencial e, pela primeira vez, ultrapassa as fronteiras da Serra para desembarcar no Cariri, onde acontece desde a última terça-feira (05). Nos próximos dias, além de shows musicais, o público poderá conferir apresentações dedicadas à cultura popular, com a participação de Mestres da Cultura e seus grupos. Todas as atividades têm acesso gratuito, são abertas ao público e acontecem na Vila da Música até o dia 9 de julho.

Na quinta-feira (07), a música instrumental no Auditório será bem representada pela Orquestra Solibel Jovem, seguida pelo show Pife Temperado, dos músicos Luciano Brayner e Francisco Gomide, que animam a noite a partir das 20h30. O show é fruto do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, realizado pela Escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a Vila da Música através do projeto aBarca.

Antes, à tarde, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto ocupa o Terreiro Vila da Música, montado no estacionamento do equipamento. As composições do grupo são inspiradas no trabalho da roça e na observação do cotidiano no sertão e acompanham instrumentos de sopro e percussão, como pífanos, zabumba, caixa e pratos de metal.

Na sexta-feira (08), o palco do auditório da Vila da Música é da Orquestra Mirim, seguida, às 20h30, de Dom Marius e banda. No Terreiro, a mestra Zulene Galdino guia suas crianças enquanto elas apresentam a Lapinha, um tipo de encenação baseada na narrativa do nascimento do menino Deus.

Finalmente, no sábado (09) o Terreiro recebe o Reisado dos Discípulos de Mestre Pedro, conhecido como Reisado dos Irmãos, sob a liderança do Mestre Antônio Ferreira Evangelista. Segundo ele mesmo já explicou em entrevistas, o grupo dedica-se ao reisado de Congo, que mescla referências africanas a personagens da ida dos Reis Magos a Jerusalém, enquanto o Reisado de Couro ou Careta aborda a volta do trio para o Oriente.

Assim, a apresentação simula um cortejo de guerreiros em uma espécie de guerra santa. À noite, a rapper Negra Lú encerra o Mi 2022 com chave de ouro, em um show com muitas rimas e potência.

Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba

Até 09 de julho

Na Vila da Música, no Crato, Cariri

FESTIVAL MI – 17ª EDIÇÃO 

Agenda completa no Cariri

programação sujeita a alteração

07/07, quinta-feira

17h

Terreiro Vila da Música com Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

18h

Chorinho com Mestre Macaúba

19h

Orquestra Solibel Jovem

20h30

Pife Temperado

08/07, sexta-feira

17h

Terreiro Vila da Música com Lapinha da Mestra Zulene

18h

Chorinho com Mestre Macaúba

19h

Orquestra Mirim

20h30

Don Marius

09/07, sábado

17h

Terreiro Vila da Música com Reisado dos Irmãos

19h

Pauta musical com professores

21h

Negra Lú