Fortaleza amplia pontos de vacinação contra a gripe, após surto

Devido ao surto de gripe que vem aumentando em todo o Brasil, a Prefeitura de Fortaleza expandiu o número de locais onde é possível receber a vacina contra a gripe. Além dos 116 postos de saúde que dispõem do imunizante contra a Influenza A H1N1, A H3N2 e B, também foram abertos espaços de vacinação no Centro de Eventos do Ceará, no Sesi Parangaba e nos shoppings Iguatemi, Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy.

No dia 16 de dezembro, a Sesa divulgou uma nota técnica confirmando a existência de 18 casos de Influenza A H3N2. Pelo menos nove estados do Brasil já confirmaram surtos da doença. Além disso, os atendimentos por síndrome gripal registrados nas UPAs de Fortaleza cresceram 484% apenas no mês dezembro, embora não haja especificação se esse número subiu por causa da Covid-19 ou da Influenza.

Para evitar que seja necessário ir a unidades de saúde, autoridades sanitárias sugerem a aplicação da vacina contra a gripe, além do imunizante contra a Covid-19. Até a primeira quinzena de dezembro, mais de 789 mil pessoas receberam a vacina contra a gripe. Ela é indicada para qualquer fortalezense que tenha mais de seis meses de vida.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que, em caso de sintomas leves, o cidadão deve procurar um dos 116 postos de saúde. Se os sintomas forem moderados ou graves, a pessoa deve se dirigir a uma das 12 UPAs de Fortaleza.