Fortaleza amplia vacinação contra influenza para público geral a partir de hoje (27)

Fortaleza amplia vacinação contra influenza para público geral | Foto: Pixabay

A população da cidade de Fortaleza pode receber a vacina contra a influenza a partir desta segunda-feira (27). O imunizante é ofertado em todos os 116 postos de saúde da capital de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos postos Paulo Marcelo e Messejana na mesma faixa de horário durante os fins de semana, mediante apresentação de documento oficial com foto.

A vacina contra a influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A versão deste ano do imunizante sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no último ano. O agente infeccioso provoca uma infecção viral aguda com sintomas de síndrome gripal, tal como a Covid-19.

O imunizante pode ser aplicado simultaneamente a outros, incluindo a vacina contra o coronavírus. No entanto, crianças entre cinco e 11 anos não devem receber as duas vacinas ao mesmo tempo — a recomendação do Ministério da Saúde é de que esse público priorize a vacina contra a Covid-19 e aguarde 15 dias para recebimento da dose contra a influenza.