Forte névoa cobre a cidade de Ubajara no Ceará

A cidade de Ubajara, na Região da Ibiapaba do Ceará, ficou tomada por névoa nesta terça-feira (16). A neblina chegou a cobrir o Parque Nacional de Ubajara, no ponto do Mirante do Pendurado.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os termômetros registraram 20º e a chuva foi de 28 milímetros.

As baixas temperaturas são causadas pela cobertura das nuvens, que faz com que menos radiação chegue a superfície, assim a temperatura do ar que depende dessa radiação emitida pela superfície terrestre também é afetada, contribuindo para essa sensação de mais frio.

Ainda de acordo com a Funceme, as temperaturas mínimas desta terça-feira no Ceará ocorreram nas cidades de Tianguá (20,7°), Iguatu (21,3°), Crateús (21,8°), Barro (22,2°) e Piquet Carneiro (22,7°).

Chuvas em todo o Estado

O Ceará registrou chuvas em, pelo menos, 130 municípios no intervalo entre as 7h desta segunda (15) e as 7h desta terça-feira (16), conforme balanço parcial da Funceme. O observado em Crateús foi, inclusive, o maior do ano até este momento, com 200 milímetros.

Os maiores acumulados deste intervalo de 24 horas foram nas seguintes cidades:

  • Crateús (Posto Santa Terezinha) : 200 mm
  • Quiterianópolis (Posto Cruz) : 170 mm
  • Crateús (Posto Belém) : 170 mm
  • Jati (Posto Sitio Macapá) : 167,6 mm
  • Milagres (Posto Milagres) : 160,5 mm

As precipitações recentes tiveram influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas neste período do ano e que se aproximou do noroeste do Estado. Ao longo do dia, são esperados mais acumulados em todas as macrorregiões do Ceará. A tendência é de que a ZCIT permaneça na atual posição até amanhã, quando deverá afastar-se em direção ao Maranhão.

Com informações do portal G1.com