Brasil envia alimentos e remédios para vítimas na Ucrânia

Governo brasileiro envia alimentos e remédios para vítimas na Ucrânia | Foto: Reprodução

O Brasil vai enviar alimentos, medicamentos e purificadores de água, nesta segunda-feira (7), para as vítimas da guerra na Ucrânia. A doação humanitária do Brasil vai direto para a Polônia, que é o principal destino dos brasileiros que estão na região.
Os mantimentos foram arrecadados pelo Movimento União BR, a pedido da Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Itamaraty. Serão 400 mil refeições de preparo rápido. O estoque está armazenado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que será o mesmo que irá realizar o resgate de pessoas.
A doação partiu de uma empresa brasileira especializada em alimentação instantânea e natural. 
O Ministério da Defesa informou que a carga já está preparada para o embarque. Após a chegada à Polônia, os mantimentos serão descarregados e distribuídos nas embaixadas localizadas na fronteira do país com a Ucrânia. O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para quinta-feira (10).
A mesma aeronave da Força Aérea Brasileira que levará as doações realizará o resgate de cidadãos brasileiros refugiados da Ucrânia.
Para o Itamaraty, a união de todos foi fundamental para viabilizar a operação. Esses alimentos, assim como os demais itens da doação humanitária do Brasil, foram reunidos “para atender às necessidades mais prementes do povo ucraniano”, afirma nota da Chancelaria brasileira.