Grupos de reisado celebram sua festa nesta quarta-feira (06) com apresentações virtuais

O ano se inicia e com ele chegam as brincadeiras dos grupos de reisado. Realizado nesta quarta-feira (06) pelos costumes católicos, o Dia de Reis relembra a visita dos três reis magos, guiados pela estrela de Belém, ao menino Jesus que acabara de nascer. Com pandemia, houve limitações exigindo que o festejo migrasse para o meio virtual, na programação idealizada pela Secretaria da Cultura de Ceará (Secult). 

A programação se inicia às 18h com transmissão no Youtube de Secult CE, o evento reforça e visibiliza parte dessa identidade cultural da região Nordeste, que mantém viva a memória dos ancestrais, para quem faz o evento acontecer se emociona, pois é o contato direto com a comunidade que abraça esta tradição.

Pela primeira vez em 16 anos, o Grupo Garajal, um dos integrantes da programação, não vai sair às ruas de Maracanaú para brincar a festa. O grupo abre o evento com a “Mensagem da Anunciação”, palavra de esperança e de renovação diante do que passou em 2020 e do que virá em 2021, e encerra com a apresentação “Entre Mestres: Reisado do Garajal – Guerreiros de Jorge”, um vídeo captado em novembro do ano passado pela convocatória Arte em Rede. 

Apesar da festa ser online este ano, o grupo tem a intenção de levar a mensagem de esperança para dias novos e melhores, mesmo não sabendo a sensação que o público irá ter, se orgulham de estarem firmes e fortes. 

De acordo com Cristina Holanda, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult, um dos objetivos do evento é promover os grupos, dando visibilidade a eles. “Queremos olhar esse novo ciclo que começa com muita esperança, de que teremos mais saúde, vacina, de que vamos poder voltar a nos encontrarmos e ainda realizar atividades que não puderam ser realizadas no ano passado no âmbito da Secretaria”, afirma.

A decisão para o evento online se deu pelo o aumento dos casos do Covid-19, mesmo com atividades já liberadas pelo Governo, a segurança dos participantes prevaleceu. 

Com informações do Diário do Nordeste.