Ilustrador cearense ministrará oficina gratuita de tirinhas neste sábado, 20

Se você tem interesse em tirinhas, terá a oportunidade de criar suas próprias narrativas neste fim de semana. O ilustrador cearense Lui Duarte ministrará uma oficina virtual gratuita sobre a linguagem neste sábado, 20 de fevereiro, às 17h, no canal do YouTube do Centro Dragão do Mar.

A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), no entanto, bem mais curtas.

As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet. A ideia é que os espectadores experimentem a técnica dessa linguagem, mostrando a criatividade na hora de levar a mensagem para os leitores.

“O conteúdo (da oficina) é definir o que é uma Tirinha e apontar como produzir pequenas narrativas, as etapas, mostrando exemplos e conceituando. E também passar quais os materiais técnicos para se fazer Tirinhas. Ao fim estarão aptos a produzir e compartilhar as próprias criações”, conta Lui.

O ilustrador emprega diversas técnicas no seu trabalho, adotando suportes variados, do papel ao mural, para  criar em pequenas e grandes dimensões. Além de compartilhar algumas técnicas com o público, Lui também fará uma breve apresentação do histórico do gênero das tiras.

Para dá início a aprendizagem do gênero, ele afirma que é necessário aliar a vontade de aprender as técnicas de produção de pequenas narrativas.

“Primeiro é preciso vontade, querer fazer. Depois é entender como funcionam os mecanismos para desenvolver uma pequena narrativa através dos quadrinhos. E finalmente exercitar até estar satisfeito com o nível dos temas abordados e da comunicação atingida”, explica.

Duarte tem Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lui também é professor de Artes e Desenho, entre cursos livres, escolas e centros culturais.

Serviço

Oficina de Tirinhas

Sábado (20), às 17h, no YouTube do Dragão do Mar. Gratuito
Classificação etária: a partir de 8 anos