Início Cultura Lista de ceia de natal: veja quais itens não podem faltar

Lista de ceia de natal: veja quais itens não podem faltar

A tradicional ceia de natal é culturalmente realizada todos os anos na mesa dos brasileiros. A maioria dos pratos natalinos é herança de costumes europeus. No entanto, à medida que a festa foi se popularizando no Brasil, o banquete pegou um toque tropical.

Confira alguns pratos que não podem faltar:

PERU

O peru é um prato clássico na ceia de Natal. E como todo bom assado, é feito ao forno e, ainda tem um molho com caldo caseiro, feito do próprio peru. Este prato pode ser preparado com cebola, alho, óleo, açafrão e se preferir vinho ou cerveja.

BACALHAU

O bacalhau é mais um prato tradicional da festa natalina. Ele pode levar batatas inglesas, azeitonas, pimentão, salsinha, sal e folhas de louro.

RABANADA

Rabanada é conhecida como a sobremesa do Natal. Ela é feita em diversos estados, sendo o nordeste o consumidor predominante. O nome “fatia de parida” vem de uma história que conta do auxílio que esse doce natalino dava na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso era sempre oferecido para as grávidas.

PANETONE

O panetone se tornou um clássico do natal e ganhou a indústria do comércio. Porém, ele pode ser feito em casa com ingredientes simples.

FAROFA

A farofa que é amada na mesa dos brasileiros, não poderia faltar na ceia. Ela pode ser feita com carne seca ou calabresa.

PERNIL ASSADO

Assim como o peru, o pernil assado é uma receita que não pode faltar nesta época. Ele pode ser temperado um dia antes de ser assado para pegar ainda mais gosto.

SALPICÃO

O salpicão é um prato delicioso e simples. Ele leva em sua composição: frango, uvas passas, cenoura, maçã, maionese, batata palha, milho e ervilha.

ARROZ DE NATAL

Por último, mas não menos importante, o arroz que é o básico da ceia pode ser feito temperado, à grega ou se preferir, o tradicional arroz branco.

Com esses pratos simples você consegue montar sua ceia de natal. Boas festas!

Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile