Mural inspirado em obras literárias é feito no interior de São Paulo

O artista plástico Eduardo Kobra por meio da sua arte criou um novo mural inspirado em obras literárias como forma de incentivo à leitura em uma escola de Sorocaba (SP). 

Kobra tem obras espalhadas nos cinco continentes, além de estar presente no Guinness World Records com o maior mural, feito em uma fábrica de chocolates na rodovia Castello Branco, com mais de cinco mil metros quadrados. 

Cacau, São Paulo 2016

Desta vez o público teve contribuição ativa na criação da obra. Em entrevista à TV TEM, ele pediu ajuda para os internautas perguntando sobre quais livros não poderiam faltar na coleção que seria pintada.

No vídeo do convite, ele citou uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro que apontou que o Brasil perdeu quatro milhões e seiscentos mil leitores nos últimos quatro anos.

Foram mais de quatro mil sugestões de livros brasileiros mandadas ao artista. Os mais sugeridos foram Iracema (1865) de José de Alencar e Sagarana (1946) de Guimarães Rosa.  

“Eu fiz uns quatro ou cinco desenhos diferentes e a partir desses a gente decidiu que essa imagem seria mais compatível com a parede e que comunicam melhor a questão da necessidade da literatura”, explica Kobra.

(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Em Sorocaba, o mural detalha um menino subindo a escada de uma prateleira de livros. Traços realistas e cores vibrantes são características do trabalho dele. A maior inspiração foi a literatura.

“A arte é um veículo também de comunicação e conhecimento porque muitas vezes através desses painéis a gente pode estar incentivando as novas gerações, as pessoas, a questão da educação e da leitura”, conta Kobra.