Mutirão de revitalização de Espaço de Leitura na Pacatuba é promovido pelo Inec

Multirão da Leitura - Foto: Divulgação

Com um espaço lúdico voltado para o incentivo à leitura e à aprendizagem cidadã, o projeto Espaço Leitura, desenvolvido pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), no município de Pacatuba, passará por revitalização nos dias 02 e 03 de junho. A ação contará com apoio da comunidade atendida pelo projeto. O mutirão deve iniciar às 8h30 e deve contar com atividades de limpeza, organização do material pedagógico, além de pintura e ambientação do espaço. Na ocasião, também será realizada escuta afetiva dos alunos do projeto e de suas famílias e servido almoço e lanche para os participantes.

Além do município de Pacatuba, o Espaço de Leitura também está presente nas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Meruoca, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Aracati, Milagres e Itapiúna. Por meio da leitura e do acesso à informação, à pesquisa e à cultura local, os Espaços de Leitura têm contribuído para a redução do analfabetismo funcional e para a inclusão social de crianças e adolescentes na faixa etária dos 04 aos 15 anos, capacitando-os em linguagens de arte-cultura e ampliando seu acesso à programação cultural.

Mais de 5.561 pessoas já foram beneficiadas pelo projeto em todos os territórios de atuação. Durante os períodos mais restritos da pandemia, continuou atuando com a distribuição de kits pedagógicos e com contações de histórias veiculadas pelo Youtube.

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br.