No Dia Mundial da Saúde Ocular, lembre dos cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos

Saúde Ocular - Foto: Reprodução

Com a pandemia da Covid-19, a saúde ocular de crianças e adolescentes foi diretamente impactada. Isso porque, com o isolamento social, o uso de aparelhos eletrônicos foi intensificado entre os jovens, sendo utilizados tanto para a prática de estudos, como para os momentos de lazer. Com receio da contaminação do coronavírus, muitos pais deixaram de levar seus filhos para acompanhamento oftalmológico, acarretando uma queda significativa no número de ações preventivas nesta área. É o que mostra o levantamento realizado em 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP).

Outro estudo, elaborado a partir da base de dados do Ministério da Saúde, mostra a redução de 43% no total de consultas oftalmológicas realizadas com o público de 0 a 19 anos, entre os anos de 2019 e 2020. Para a mesma faixa etária, o número de exames com finalidade diagnóstica teve redução de 36%. Especialistas alertam que a não realização desses procedimentos pode ocasionar diagnósticos tardios, demora no início de tratamentos, redução de chances de cura e recuperação. Porém, apesar de a visita periódica ao oftalmologista ser de extrema importância, existem práticas simples – mas muito benéficas – que podem ser adotadas no dia a dia.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no próximo dia 10 de julho, a Drogaria Call Med Express separou algumas dicas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) para ajudar seus clientes a adotarem hábitos rotineiros que fazem toda a diferença no cuidado com a visão. Leia os itens abaixo e saiba como manter a saúde dos seus olhos em dia!

Cuidados com a saúde ocular:

1) Evite coçar os olhos

O hábito instintivo e prejudicial de esfregar com frequência a região dos olhos pode resultar em problemas oculares, pois a estrutura é muito frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves. As mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo uma conjuntivite bacteriana, ou até causar ferimentos radicais. Se a sensação de coceira persistir, procure um oftalmologista para verificar a causa.

2) Dose o nível de açúcar em sua rotina

O excesso de glicose no sangue não é apenas perigoso para a saúde do corpo, mas também pode causar problemas à visão principalmente aos portadores de diabetes, sendo eles do tipo 1 ou 2. O alto consumo do açúcar pode agravar ainda mais o problema, provocando uma retinopatia diabética. Esta doença é silenciosa e o único sintoma é de vista embaçada, porém, não causa dor nenhuma ao portador, mas, pode provocar hemorragia interna e até mesmo uma cegueira reversível.

3) Pratique atividades físicas

A inclusão de exercícios é importante para a saúde do corpo e, também, dos olhos. Estar acima do peso, somado a uma má alimentação, impede as vitaminas que previnem os prejuízos celulares de chegar, em quantidade suficiente, aos olhos causando danos à visão. Portanto, é importante praticar algum tipo de esporte ou exercício físico.

4) Lave bem os olhos!

Pelo menos uma vez por dia, dedique um tempo para higienizar a área em volta deles, como as pálpebras, os cílios e os cantos, removendo as impurezas e secreções secas a fim de evitar coceira incômoda capaz de causar irritação ou até mesmo uma conjuntivite indesejada. O ideal é limpar ao redor dos olhos com hastes flexíveis, essas usadas para limpeza dos ouvidos (cotonete), umedecidas com creme de limpeza apropriado para esta região. Na hora do banho, o enxágue seguido de massagens leves na parte exterior das vistas também são aconselháveis.

5) Pisque mais os olhos

Com frequência, esse comportamento instintivo lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos e tantos outros problemas que comprometem a visão, como coceira e irritações mais sérias. Pisque mais, faça pausas repetidas quando estiver concentrado em um ponto fixo ou diante de um computador. Isso vai ajudar a descansar a vista e auxiliar no combate da chamada síndrome da visão de computador.

Vale lembrar que no caso de qualquer sintoma persistente, o oftalmologista deve ser procurado imediatamente. Para adquirir medicamentos receitados, a Drogaria Call Med Express está localizada no endereço Av. Frei Cirilo, 3270, Loja 13, em Messejana – Pátio Buena Vista. Para informações, basta entrar em contato por meio dos números de telefones (85) 98149-8743/ 98170-0711 ou via rede social Instagram – @callmedexpress.