No mês de maio Fortaleza registra queda de 55% em homicídios

A porcentagem é referente ao mesmo período do ano passado.

A capital cearense apresentou redução de 55% no número de mortes violência em maio deste ano, comparado ao mesmo período no ano de 2020 que totalizou 128 mortos. Este ano foram 57 registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que inclui homicídios dolosos/feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínio.

Neste mês em Fortaleza também não houve nenhum registro de caso na CVLI durante quatro dias, foram eles os dias 10, 13, 14 e 28. No dia 13 não ocorreu nenhum caso de crimes violentos no Ceará. De acordo com análise feita pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), todo território cearense apresentou baixa nos números deste mês e na somatória do ano.

Na Região Metropolitana de Fortaleza a redução foi de 27,2%, caindo de 101 para 73 mortes. Na sequência, o Interior Norte com diminuição de 26,2%, indo de 61 para 46 mortes violentas, o Interior Sul teve menos diminuição com 8%, caindo o número de casos de 75 para 69.

Considerando todo o Estado do Ceará, o total foi de 212 CVLIs, esse número foi o menor desde dezembro de 2019, quando o estado registrou 205 mortes violentas.

O secretário Sandro Caron, titular da SSPDS, argumentou que a redução dos casos se deu pela intensificação das ações de inteligência da Polícia. Em relação ao número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, ele destacou que o registrado em maio é a menor estatística contida nos dados históricos desde 2013.