Início Mundo Assembleia-Geral da ONU aprova resolução contra a Rússia

Assembleia-Geral da ONU aprova resolução contra a Rússia

Assembleia-Geral da ONU aprova resolução contra a Rússia | Foto: Reprodução

Com o apoio do Brasil e outros países, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na tarde desta quarta-feira (2) uma resolução contra a invasão russa à Ucrânia. Hoje é o sétimo dia da guerra, e a Rússia continua com os ataques em diversas cidades da Ucrânia.
A reunião emergencial foi convocada pelo Conselho de Segurança para discutir a situação no Leste Europeu. Para a aprovação, foi necessário maioria de 2/3 dos votantes. Foram 141 votos a favor, 5 contrários e 35 abstenções.
Ainda na tarde desta quarta (2), a Casa Branca anunciou novas sanções à Rússia e Belarus, incluindo medidas para dificultar o acesso dos países a mais material bélico e tecnologia. Os EUA e aliados também trabalham para identificar 22 entidades russas relacionadas ao setor de Defesa, que estão ajudando na operação contra a Ucrânia.
Além da votação na Assembleia da ONU, uma nova reunião de negociações entre Rússia e Ucrânia foi confirmada para hoje, de acordo com um assessor do governo ucraniano. No começo da tarde (horário de Brasília), a delegação russa já havia chegado no ponto de encontro em Belarus, onde aguardaria os ucranianos.
O Ministério da Defesa russo também anunciou nesta quarta que as forças armadas tomaram a cidade de Kherson. Autoridades ucranianas debateram e afirmaram que ainda estão no controle da região, que fica ao sul.

Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile