Primeiro dia do DFB Festival é marcado por indústria têxtil e sustentabilidade

Coletiva de imprensa com o idealizador do DFB - Foto: Rogério Lima

O Dragão Fashion Brasil (DFB), maior evento de moda autoral da América Latina, voltou com edição presencial nesta quarta-feira (25), no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. O primeiro dia estreou com as passarelas recebendo as criações de Almerinda Maria, Sherida Livas, Rio de Jas e Manuel Bessa. Com a proposta de looks sustentáveis, a Enel realizou um desfile especial de moda upcycling. 

O evento também contou com atrações culturais, o destaque do primeiro dia foi a cantora Roberta Campos. 

Esta edição do DFB se chama Ocupe Seu Espaço e tem sede na megaestrutura de 30 mil metros quadrados, a maior de todas as edições já realizadas, e conta com uma programação multifacetada. As ações do festival contemplam eixos como cultura, economia, formação, gastronomia e turismo. Além disso, o público assistiu a desfiles de marcas cearenses marcadas pela autoralidade na produção das peças.

Coletiva inaugural

Claudio Silveira, mente criativa do DFB, deu start ao evento com forte emoção,  apresentando as novidades e inovações técnicas do evento aos jornalistas presentes, e, ainda, protagonizou um discurso de fortalecimento da indústria e da cultura nordestina.  

Pavilhão da Indústria e moda criativa

Com  o objetivo de ampliar o protagonismo dos empreendedores cearenses, o DFB Festival 2022 destinou um pavilhão para as ações do Programa 100% CE e do Ceará Fashion Trade, principal feira de negócios de moda do estado. Através de edital público, dezenas de expositores e marcas, de diferentes segmentos do setor da moda, alocaram estandes e garantiram mais uma importante vitrine para atrair e potencializar negócios.

O DFB também recepciona o trabalho de 40 marcas locais, reconhecidas pela criatividade e inovação no mercado. Em parceria com a Auê Feira, o Mercado Criativo fica aberto para visitação até o último dia, das 16h às 22h.

O DFB também recepciona o trabalho de 40 marcas locais, reconhecidas pela criatividade e inovação no mercado. Em parceria com a Auê Feira, o Mercado Criativo fica aberto para visitação até o último dia, das 16h às 22h.

Palco Factory

Roberta Campos no DFB Festival – Foto: Rogério Lima

A vibração típica dos festivais de música também agitou o DFB. Neste ano, o público pode assistir às apresentações no palco Factory, uma instalação gigante, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita de sucata. Para a inauguração do espaço, Roberta Campos, cantora e compositora mineira, entoou sucessos da carreira, como “Todo Dia”,  “De Janeiro a Janeiro” e “Minha Felicidade”, agitando a plateia cearense. Mais atrações musicais nacionais e locais, como a banda Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Noel, Davi Cartaxo, devem subir ao palco nos próximos dias.

Dragão Pensando Moda (DPM)

Ressaltando o compromisso com a formação, o Dragão Pensando Moda (DPM), projeto promovido pelo Senac, foi mais uma vez destaque na programação do DFB. A Associação Ceará Design abriu a programação com um talk sobre a visão do empreendedorismo na moda. No entardecer, o papo contemplou assuntos como estratégias e tendências para o futuro do marketing digital, com a turma do Mundo Unifor no DFB.

Novas releituras da moda

Com decoração monocromática, inspirada nas areias e noites do litoral cearense, as passarelas receberam trabalhos diversos, dentre eles o do estreante Manuel Bessa, que inseriu diferentes aspectos do artesanato local e recortes impressionantes em suas peças. A marca Alix Pinho investiu na ousadia e na versatilidade do crochê. Para a coleção de Sherida Livas, as peças multicoloridas e estampadas, ressaltaram a luz da Terra do Sol. Celebrando 10 anos de história, a Rio de Jas trouxe uma coleção única, valorizando o beachwear. A ex-The Voice Brasil, Camila Marieta abriu a cerimônia ao som de “Espumas ao Vento”, de Fagner.  Por fim, em parceria com a Enel Brasil, o evento também recebeu um desfile de moda Upcycling, com peças confeccionadas a partir de materiais reaproveitados, surpreendendo o público.

O DFB Festival 2022 segue até sábado, 28 de maio.

Confira a programação completa desta quinta-feira:

DRAGÃO PENSANDO MODA (DPM)

Onde: Auditório DPM

9h às 12h – A joia enquanto expressão artística – Um experimento sobre a joalheria contemporânea – Espaço Senac Refference (Senac) – Apresentado Alice Floriano e Nathália Canamary;

13h às 13h45 – Recomendações para uma moda brasileira sustentável – Sala 1 (Sebrae nacional) – Apresentado por Gustavo Narciso (Instituto C&A), Milena Prado (Dieese) e Verônica Couto (Sebrae nacional);

14h30 às 16h – Connect Day – Talk tendências de consumo, sustentabilidade na moda e RFID: varejo inteligente – Sala 1 (Haco) – Apresentado por Airam Pagliosa (Santana Textiles), Fernanda Bock (Arezzo & Co) e Renato Jannuzzi Cecchettini (Inova Consulting);

15h às 17h30 – Universo Digital – Sala 2 (Senac) – Apresentado por Lucas Leão e Valentino Kmentt;

DESFILES

18h30 (Sala 2) • Bruno Olly

19H00 (Sala 1) • Sand Blue

19h30 (Sala 2) • Vitor Cunha

20h (Sala 1) • Li Lingerie

20h30 (Sala 2) • Lindebergue

21h (Sala 1) • Ivanildo Nunes

PALCO FACTORY

17h – Luiza Nobel

19h – Benza

21h – Mundo Livre S/A

DFB Festival 2022

Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento chega à 22ª edição, consagrando-se pela programação diversa e reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da moda, da cultura, da formação e da valorização do turismo. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para a cultura, economia, formação, indústria, gastronomia e turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação.

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.