Projeto “Leitura Para Todos” distribui 200 mil livros em todo País

Iniciativa da Aliansce Sonae será executada pelo Shopping Parangaba e cerca de dez entidades cearenses serão beneficiadas a partir desta semana

Projeto “Leitura Para Todos” | Foto: Divulgação

A Alliance Sonae, maior administradora de shoppings do País, lança nesta quarta-feira (08) o projeto “Leitura Para Todos”. A nível nacional, serão distribuídos 200 mil exemplares, divididos entre mais de 400 instituições. Na edição deste ano, a ação de compromisso social contará com novidades para além do repasse de livros. Em Fortaleza, o Shopping Parangaba intermedia o ato.

Associação Peter Pan, Lar Amigos de Jesus e Edisca são algumas das entidades que serão beneficiadas. De acordo com o gerente de marketing do shopping, Felipe Bahiana, é uma satisfação participar do projeto. “Para nós, é sempre uma felicidade poder dar suporte cultural a essas instituições que já são nossas parceiras de longa data”, afirma.

Em 2022, a entrega dos livros contará com a participação da Cia. Mix da Alegria, que irá promover a contação de histórias de maneira didática e divertida. Personagens que já são do imaginário infantil estarão in loco para entreter os pequenos.

De acordo com Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da Aliansce Sonae, “o Leitura Para Todos é um projeto muito especial porque reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento social da região. Vai de encontro ao estímulo à leitura e, mais do que isso, contribui para ampliar o acesso à cultura e à educação, pois os livros escolhidos passam por uma curadoria muito cuidadosa, trazendo conteúdo lúdico aos pequenos leitores e também atividades educacionais”, reitera.

O livro

O primeiro livro escolhido para integrar o projeto em 2022 é “Suvaco em um Mergulho Animal”, da autora Jana Del Fávero. A obra conta as aventuras de um simpático cãozinho que mergulha no fundo do mar para conhecer a vida marinha – daí a escolha do dia 8, quando se comemora o Dia Mundial do Oceano, para este grande lançamento. O objetivo é incentivar, além do hábito da leitura, a importância de ações de conscientização ao meio ambiente. Além do cuidado com a escolha do tema, também foram incluídas atividades interativas ao final do livro para que seja possível engajar ainda mais as crianças com a história.

As entidades

Serão beneficiadas a Associação dos Missionários da Solidariedade – Lar Amigos de Jesus; Associação Peter Pan; FUNCI – Fundação da Criança e da Família Cidadã; Projeto Comunitário Sorriso da Criança; EDISCA; IPOM – Instituto Povo do Mar; Projeto Famílias Reunidas; Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel; Associação Beneficente Parque do Cocó e Biblioteca Comunitária Criança Feliz.