Início Destaque Quando devo suspeitar de Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

Quando devo suspeitar de Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

Live gratuita aborda doenças cerebrovasculares, dando ênfase a identificação e prevenção do AVC, nesta quinta-feira, 19 de maio

VC causa sintomas súbitos | Foto: Divulgação

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, muita gente ainda confunde os primeiros sinais de um AVC com outras causas, como a crise de ansiedade.

Segundo a neurologista do Nest Saúde, Anaise Borges, é importante saber que o AVC causa sintomas súbitos, como paralisia de membros e da face, alterações na fala e/ou visão, além de mudanças na sensibilidade e perda de equilibrio/tontura. Os tipos mais frequentes de acidentes são o isquêmico e o hemorrágico.

“Neste dia da hipertensão, é importante falar que esta doença é um fator de risco muito comum de AVC. Além da hipertensão, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, dislipidemia (aumento do colesterol) e as doenças cardíacas corroboram para a ocorrência de um AVC”, destaca Anaise.

No cenário de prevenção, a médica ressalta um maior cuidado com a saúde com a prática de exercício físico, cuidados com níveis de glicose e colesterol, controle da pressão, além do abandono de práticas não saudáveis, como o tabagismo. “Já dentre as sequelas, no pós-AVC, podem surgir problemas cognitivos (raciocínio, orientação, memória etc.), motores, deglutição, visuais , urinários e na fala”.

Outro ponto importante, conforme a especialista, é a idade. “Temos maiores registros de acidente vascular em idosos, porém, não há idade ‘certa’. Assim, jovens e adultos precisam tomar os devidos cuidados”.

Live educativa

Uma transmissão (live) educativa direcionada ao público geral será realizada pela rede Nest Saúde no próximo dia 19, quinta-feira, às 20h, para abordar as doenças cerebrovasculares, com destaque para a identificação e prevenção de acidente vascular cerebral através do link: @nest_saude

Estúdio Ao vivo
Sair da versão mobile