Reino Unido irá enviar 6 mil mísseis de defesa e 25 milhões de libras a Ucrânia

Reino Unido irá enviar 6 mil mísseis de defesa e 25 milhões de libras a Ucrânia | Foto: Reprodução

O governo britânico afirmou em comunicado que vai enviar 6 mil novos mísseis de defesa e 25 milhões de libras para as forças armadas ucranianas. O primeiro-ministro Boris Johnson anuncia o novo apoio nesta quinta-feira (24) durante encontro dos líderes do G7 e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Essa nova ação de Johnson, mais do que dobra a ajuda britânica em assuntos de defesa até o momento, com mais de 10 mil mísseis, e são somadas às 400 milhões de libras fornecidas pelo governo para ajuda econômica e humanitária para a crise.

Boris Johnson deve pedir na reunião para que seus aliados garantam que a Ucrânia tenha meios para continuar a se proteger, diz comunicado. O britânico deve reiterar a intenção, com aliados, de trabalhar para reforçar as capacidades de defesa da Ucrânia, inclusive com alvos de longo alcance e inteligência, “enquanto o povo ucraniano enfrenta uma invasão não provocada”.

“Com um mês de conflito, a comunidade internacional encara uma escolha. Nós podemos manter a chama da liberdade viva na Ucrânia ou arriscar que seja exterminada através da Europa e do Mundo”, disse Johnson.