Restaurantes de Fortaleza devem faturar 30% no Dia dos Namorados

Expectativa com a data está ligada à retomada das atividades presenciais. Setor, nbo entanto, vem sendo desafiado com o cenário econômico e inflação dos insumos

Dia dos Namorados em restaurante | Foto: Pixels

Dia dos Namorados requer cuidado com a decoração, junto aos melhores vinhos e um cardápio especial. Além, claro, de uma recepção diferenciada. Isso é o que muitos restaurantes e hotéis prometem para os casais apaixonados. A expectativa do setor, de acordo com o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Ceará (Sindirest-CE), é faturar, no mínimo, 30% a mais do que 2019 – antes da pandemia de covid-19.

Dorivam Rocha, presidente do Sindirest-CE, ressalta a importância da data para o setor, especialmente quanto ao faturamento, apesar da inflação alta e das dificuldades da economia. “O Dia dos Namorados será mais um grande dia, falando de faturamento para o nosso setor”, destaca.

Desafios

Ao mesmo tempo, o cenário econômico tem sido um desafio para equilibrar as contas e a rentabilidade do setor. “O grande aumento dos insumos e o despreparo dos empresários para calcular preço têm deixado o setor em grandes dificuldades”, pondera Dorivam Rocha. “O ponto de equilíbrio financeiro está cada vez mais alto”, assevera.

O presidente do Sindirest-CE aponta que, para o empresário, o consumidor não consegue absorver mais aumento, mas em contrapartida, o negócio também não aguenta mais trabalhar com preços defasados, causando grandes prejuízos para a empresa. “A conta não fecha e não faz sentido isso, pois quanto mais se vende pior fica o cenário quando se trabalha com a precificação incorreta, baseado no que estamos vivendo, com a inflação dos insumos para o nosso setor”, disse Dorivam Rocha, destacando que o empresário precisa pensar na rentabilidade e profissionalização do negócio.

O Dia dos Namorados, no Brasil, é comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro. Nos Estados Unidos e em outros países da Europa, a data é celebrada em 14 de fevereiro e recebe o nome de Valentine´s Day.