Rússia falhou na tentativa de subjugar Ucrânia e dividir o Ocidente, afirma Casa Branca

Rússia falhou na tentativa de subjugar Ucrânia e dividir o Ocidente, afirma Casa Branca | Foto: Reprodução

O conselheiro de Segurança da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (22), que a Rússia falhou nos três objetivos que tinha ao dar início à guerra da Ucrânia.

“A Rússia tem três objetivos com esse ataque à Ucrânia: subjugar a Ucrânia, aumentar o prestígio da Rússia e dividir o Ocidente. A Rússia falhou nos três objetivos. De fato, ela conseguiu o contrário até agora”, disse Sullivan.

O conselheiro de Segurança pontuou que o poder e prestígio da Rússia estão “ruindo”, com seus militares não atingindo as metas planejadas, a economia está em decadência e se tornando uma pária no contexto internacional.

“A Rússia pode tomar uma cidade, um território, mas nunca conseguirá o objetivo que era subjugar o país, fazer com que a Ucrânia se ajoelhasse perante a Rússia, pois o povo nunca irá se subjugar dessa forma”, complementou.

27 dias de guerra na Ucrânia

A Ucrânia entra em seu 27º dia de ataque russo nesta terça-feira (22), com toque de recolher em Kiev e uma evacuação das tropas russas em Makariv. De acordo com as Forças Armadas da Ucrânia, as forças ucranianas recuperaram o controle de Makariv, cidade que fica a 48 quilômetros da capital.

Ainda de acordo com as Forças Armadas da Ucrânia, a “bandeira do estado da Ucrânia foi hasteada sobre a cidade de Makariv” quando os russos recuaram.