Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado no Ceará

Ilustração da varíola dos macacos | Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, neste sábado (2), a existência do segundo caso confirmado de varíola dos macacos no estado. O paciente com a doença é um homem, tem 43 anos e mora em Russas. Não há informações sobre deslocamento recente em viagens.

O primeiro paciente com a doença no estado tem 35 anos, mora em Fortaleza, é brasileiro e tem histórico de deslocamento recente para São Paulo e Rio de Janeiro, onde já há casos confirmados.

Até o momento, foram notificados 18 casos suspeitos, dos quais oito foram descartados após exames laboratoriais. Os casos descartados foram apontados em Fortaleza, com dois registros, Caucaia, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Caridade, Cedro e Ocara.

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos foram confirmados em todo o país. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.