Sem feriado, veja o que funciona no Carnaval no Ceará

A partir desta sexta-feira (12), até a próxima terça-feira (16), o calendário marca estes dias como o período do Carnaval 2021, mas na prática serão datas com funcionamento normal de estabelecimentos. Por conta do decreto estadual, o feriado foi considerado dia útil, isso porque o ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2ª e 3ª feira carnavalescas, foi cancelado.

Escolas particulares do Ceará também funcionarão nos dias 15, 16 e 17 da próxima semana, de segunda-feira à quarta-feira de Cinzas. O feriado foi adiado para o segundo semestre, em data que ainda deve ser decidida em conjunto com o Sindicato dos Professores, o Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).

Supermercados

O funcionamento dos supermercados de Fortaleza é normal. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados fecham somente nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) o horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h, mas pode acontecer do supermercado oferecer um horário diferenciado, a critério de cada empresa. Quando isso acontece, os estabelecimentos informam em suas redes sociais.

Comércio e lojas de rua

O comércio de Fortaleza vai funcionar normalmente durante o período que seria o Carnaval. O termo aditivo de convenção coletiva 2021-2022 foi assinado na segunda-feira (8), pelo Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas. O acordo prevê que os funcionários recebam folgas até o fim do ano, ou, caso a empresa prefira, ao invés de folgas, poderá efetuar o pagamento dos dois dias trabalhados no Carnaval.

Postos de Saúde 

Segundo a Secretária Municipal da Saúde (SMS), os postos de saúde da Capital seguirão o indicativo do decreto e funcionarão em seus horários normais, no período de segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 19 horas. O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais de urgência e emergência funcionam de forma ininterrupta para atender às demandas da população. 

Órgãos federais 

Diferente de outros setores, órgãos e repartições públicas federais até o momento, foram mantidos os três dias de ponto facultativo no período de Carnaval, de 15 a 17 de fevereiro, este último dia (quarta-feira) até as 14 horas. Segundo o Ministério da Economia, será seguido o calendário oficial para o Governo Federal divulgado no início do ano, que segue a Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020.

A portaria define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021 a serem observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa)

A Ceasa-CE funcionará normalmente no Carnaval, fechando somente no domingo, como já acontece normalmente. O horário de funcionamento para o público é das 3 às 14 horas.

Shoppings 

  • Rede Ancar Ivanhoe (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping)

A rede informa que vai seguir todas as determinações do Governo do Ceará e que terão o funcionamento de suas atividades normal.

>>Lojas

De segunda a sábado, das 9 às 20 horas

Aos domingos e feriados, com exceção dos serviços essenciais, das 11 às 20 horas. 

>>Praças de alimentação

De segunda a sexta, das 9 às 20 horas.

No sábado, das 9h às 15h, e das 11h às 15h no domingo.

Os empreendimentos esclarecem ainda que seguem funcionando com capacidade reduzida a 50% e que adotam um rígido protocolo de higienização, obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura nos acessos, além de higienização e desinfecção regular durante todo o horário de funcionamento. 

  • Shopping Parangaba

Entre as medidas tomadas mais recentemente, o shopping ressalta que estão sendo adotados novos horários de funcionamento para lojas, quiosques e praça de alimentação até o dia 17 de fevereiro, bem como a manutenção das atividades durante o período de Carnaval. 

>>Lojas, quiosques, academia e entretenimento

De segunda a sábado, das 9h às 20h.

Aos domingos, o funcionamento será de 12h às 20h.

>> Praça de alimentação 

De segunda a sexta, das 9h às 20h. 

Aos sábados, das 9h às 15h, e aos domingos, das 11h às 15h.

*Para o delivery, o funcionamento será das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 11h às 22h, aos domingos.

  • Shopping Benfica

O Shopping Benfica explica que seguirá o decreto estadual e, conforme o estabelecido, o funcionamento será:

>>Lojas

De segunda a sábado, das 9h às 20h.

Domingo e feriado, das 12h às 20h.

>>Praça de alimentação

De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Sábado, das 9h às 15h, e domingo, das 11h30min às 15h.

Atendimento via delivery pelo site: delivery.shoppingbenfica.com.br

>>Cinemas Benfica

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Sábado e domingo, das 12h às 18h.

  • Centro Fashion Fortaleza

Terá funcionamento normal durante o Carnaval. Entretanto, nas segundas e terças-feiras, durante todo o ano, o equipamento normalmente já não funciona.

>>Confira as datas e horários de funcionamento:

13/02 (sábado): das 8h às 20h;

14/02 (domingo): das 8h às 14h;

15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira): fechado (assim como no restante dos meses);

17/02 (quarta-feira de cinzas): das 8h às 20h;

Todas as lojas e boxes operam normalmente nos horários mencionados. Aos sábados, a praça de alimentação só funciona até 15h.

  • Grand Shopping

Abrirá normalmente durante o período de Carnaval. Com o cancelamento do ponto facultativo, o empreendimento funcionará em cumprimento com o último decreto divulgado pelo Governo do Estado.

>>Lojas, quiosques e praça de alimentação

Domingo (14), das 13h às 20h. Já a Praça de Alimentação estará aberta das 11h às 15h. Após as 15 horas, o atendimento é apenas para delivery.

De segunda-feira (15) a quarta-feira (17), das 10h às 20h, com o funcionamento de lojas, quiosques e Praça de alimentação durante o período.

>> Cinema

Os cinemas funcionarão de acordo com a programação, que pode ser encontrada no site www.centerplex.com.br

O uso de máscaras é obrigatório em todos os espaços do Grand Shopping, que reforça todos os protocolos de segurança para clientes, colaboradores e lojistas. O empreendimento disponibiliza totens de álcool em gel em diversos locais, aferição de temperatura nas entradas e sinalizações especiais com informações de prevenção.

  • Del Paseo

>>Lojas e quiosques

Segunda a Sábado, das 9h às 20h

Domingo, das 12h às 20h

>>Praça de alimentação

Segunda a Sexta, das 9h às 20h

Sábado, das 9 às 15h

Domingo, das 11h às 15h

>>Extrafarma

Segunda a Sábado, das 7h às 21h

Domingo, das 7h às 20h

>>Mercadinho São Luiz

Todos os dias, das 7h às 22h.