Ucrânia está a quase um mês em guerra e consegue recuperar controle de cidade próxima a Kiev

Ucrânia está a quase um mês em guerra e consegue recuperar controle de cidade próxima a Kiev | Foto: Reprodução

A Ucrânia entra em seu 27º dia de ataque russo nesta terça-feira (22), com toque de recolher em Kiev e uma evacuação das tropas russas em Makariv. De acordo com as Forças Armadas da Ucrânia, as forças ucranianas recuperaram o controle de Makariv, cidade que fica a 48 quilômetros da capital.

Ainda de acordo com as Forças Armadas da Ucrânia, a “bandeira do estado da Ucrânia foi hasteada sobre a cidade de Makariv” quando os russos recuaram.

Toque de recolher

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que o toque de recolher é uma medida que terá duração até as 7 horas de quarta-feira (23). O horário de Kiev está cinco horas à frente do de Brasília.

Até ontem (21), 925 civis foram mortos na Ucrânia desde o início da guerra, segundo uma atualização do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

“Restaurar a paz”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou ao Parlamento italiano nesta terça-feira e destacou que o país quer “restaurar a paz junto a Itália, com a Europa e a União Europeia“.

Zelensky ressaltou o pedido por mais sanções contra a Rússia, um pedido que vem sendo feito em todas as vezes que se dirigiu aos parlamentares dos países aos quais discursou.

“Parem as mortes, ajudem as famílias ucranianas, precisamos voltar à paz. Precisamos que as tropas saiam da Ucrânia. Precisamos tirar as minas da Ucrânia e restaurar o país com vocês, Itália, Europa, União Europeia”, declarou.