Ucrânia pode vencer guerra, diz secretário dos Estados Unidos

EUA diz que Ucrânia pode vencer Rússia - Foto: Reprodução

O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, disse nesta segunda-feira (25), que a Ucrânia tem chances de vencer a guerra contra a Rússia com “o equipamento e o apoio” adequados. A fala foi dada a jornalistas em um local não revelado na Polônia próximo à fronteira ucraniana.

“Em termos de sua capacidade de vencer – o primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer. Nós acreditamos que podem vencer, se tiverem o equipamento certo, o suporte certo, e faremos tudo o que pudermos e continuaremos a fazer tudo o que pudermos ”, disse o secretário americano.

Austin e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajaram para a capital Kiev neste domingo (24), onde se encontraram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outras autoridades do país, tornando-os os funcionários de mais alto nível dos EUA a viajar para o país desde o início da invasão da Rússia.

Os secretários discutiram as entregas da recente assistência militar dos EUA à Ucrânia, o treinamento para soldados ucranianos e a intenção do governo Biden de fornecer financiamento militar adicional para ajudar a transição da Ucrânia para sistemas com capacidade da Otan.