Veja como criar um podcast no Spotify | Foto: Pexels

O podcast é um formato de mídia bastante popular atualmente. Ele pode ser entregue como formato de áudio ou áudio e vídeo, porém, está mais ligado ao rádio. Divulgado com periodicidade regular e com conteúdo semelhante ao de um programa de rádio, web rádio ou web TV, o podcast pode ser curto ou longo, com temas complexos ou apenas para o  entretenimento e conter publicidade.

Essa ferramenta é uma excelente forma de criar conteúdo na internet atualmente e existem opções desse material ser publicado em diversas plataformas, como o Spotify, Google Podcasts e o Apple Podcasts, Deezer e Youtube. 

O Spotify é a principal referência quando se trata de áudio, atualmente.Em 2020, cerca de 2 milhões de Podcasts entraram na plataforma em todo o mundo, de acordo com números da empresa.

Nesta publicação você vai entender como montar e produzir um projeto de podcast e publicá-lo no Spotify.

  1. Montar um projeto e planejamento

Inicialmente é preciso montar um projeto, escolhendo o seguimento do seu podcast, qual será os assuntos principais, se será temático, se vai ter convidados ou não, qual será o público que você deseja atingir com essa mídia.

É necessário ter um planejamento detalhado de quantos episódios saíram por semana, se houver entrevistas, quem são os entrevistados, quais as publicidades que são interessantes para a mídia e ter um roteiro, com perguntas, pesquisas e organização.

  1. Equipamentos 

Geralmente os podcasts são gravados em estúdios de rádios, no formato convencional, com bons microfones e se tiver vídeo, boas câmeras.

O microfone ideal seria o de rádio, mas também pode ser lapela, portátil e em alguns casos no smartphone, alguns Apps ajudam a melhorar o áudio.

Ter ferramentas para editar os episódios também é interessante. Você pode usar o Sound Forge Mas, que é um aplicativo mais caro, mas se você buscar um aplicativo mais barato pode usar também o Audacity, com layout simples e itens fáceis de utilizar para editar um material.

  1. Inventividade visual

A identidade visual do seu podcast é muito importante, ela vai trazer ao seu público uma sensação de familiaridade e de organização aos patrocinadores. Escolhendo as cores que deseja e que te ajudem a transmitir o objetivo do conteúdo e atrair pessoas.

Para a identidade visual é adequado que busque um profissional na área ou procure ferramentas como Photoshop ou Canva.

  1. Use um sistema para áudio

Antes de postar o podcast no Spotify, é preciso fazer um upload da produção em um site especializado em arquivos de áudio, por exemplo: Anchor e o Audioboom, Após fazer o upload do seu arquivo, o site gera um link do Feed RSS.

Este link leva o episódio ao Spotify. E para isso, você não precisa ser assinante do aplicativo para veicular seus conteúdos na plataforma. Este processo é a única forma de incluir o Podcast no Spotify!

  1. Publique no Spotify

Apesar de não ter assinatura, você ainda deve ter um cadastro como produtor de conteúdo no Spotify. Assim, acesse o site para podcasters e inicie o processo:

  • Acesse o site para inscrição de podcasts, e clique em Get Started;
  • Entre com seus dados de login;
  • Se você já estiver conectado, ele vai pular esta etapa;
  • Clique em Get Started, insira um nome legal (nada de apelidos) no campo solicitado;

Marque a caixa I have read and agree to the terms and conditions;

  1. Clique em Continue;
  2. No campo Link to RSS feed, digite o endereço do feed do podcast.
    O Spotify vai carregar as informações e exibi-las à direita;
  3. Clique em Next;
  4. Na tela seguinte, informe o país, língua, o agregador utilizado para publicar o podcast, defina uma categoria principal e mais duas opcionais, cada uma com até três sub-categorias;
  5. Clique em Next;
  6. Verifique se todas as informações estão corretas, e clique no botão Submit.

Logo após esse processo, o Spotify analisa suas informações. Após liberar o acesso, você terá seu dashboard, um painel de ferramentas com o número de assinantes, quantidade de reproduções e ouvintes regulares.