Você pratica alguma atividade física? Ortopedista responde como prevenir lesões esportivas

Atividade física - Foto: Divulgação

Praticar uma atividade física é um hábito saudável e deve ser feito regularmente. Porém, ao se exercitar muitas pessoas acabam sofrendo alguma lesão que pode prejudicar o seu desempenho, principalmente, se as atividades não são realizadas com uma orientação adequada. 

“É essencial que os praticantes de qualquer esporte ou atividade física tenham todas as orientações sobre os cuidados e os riscos. Antes de iniciar a prática, o ideal é fazer uma avaliação médica, especialmente, aqueles que são sedentários. Na consulta avaliamos alguns fatores, como o condicionamento físico, por exemplo”, destaca o ortopedista e médico do esporte, Eduardo Vasconcelos.

Existem diversos tipos de esportes e exercícios, mas o que apresentam maiores riscos de lesão são aqueles praticados de forma coletiva e onde há contato com os demais. “O futebol, vôlei, basquete e as lutas em geral têm maiores chances de uma contusão, que pode ser rompimento de ligamentos, torções no joelho e comprometimento do tendão.”, afirma o ortopedista, Eduardo Vasconcelos.

O especialista alerta para as medidas de prevenção ao problema. “o primeiro fator para prevenir são os equipamentos de segurança e proteção, que devem ser utilizados durante toda a atividade. O acompanhamento de um especialista e o aquecimento antes de iniciar os exercícios também são fundamentais nestes cuidados. As lesões podem gerar sérios danos para a saúde e por isso, prevenir é o melhor caminho.”

Sobre o especialista:

É médico, graduado em medicina pela UECE, possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo IJF, R4 de Cirurgia do joelho pelo Instituto Cohen (São Paulo/SP), pós graduação em Medicina do esporte pelo CEFIT (São Paulo/SP) e é mestre em Ciências da Saúde aplicadas ao Esporte pela UNIFESP (EPM / DOT / CETE). Além disso, possui título de especialista em ortopedia, cirurgia do joelho e medicina do esporte, sendo membro efetivo da SBOT, SBCJ e SBMEE e professor de pós-graduação.