Volodymyr Zelensky cita Muro de Berlim em apelo a Alemanha

Zelensky cita Muro de Berlim em apelo a Alemanha | Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso nesta quinta-feira (17) ao parlamento da Alemanha, citou a queda do Muro de Berlim para pedir ao chanceler alemão, Olaf Scholz, que derrube um muro entre a paz e o conflito na Europa.

“É o que eu digo a você, querido chanceler Scholz: destrua este muro”, afirmou.

O ucraniano descreveu um novo muro “no meio da Europa entre a liberdade e a falta de liberdade”, que afirmou que a Alemanha ajudou a construir, isolando a Ucrânia com seus laços comerciais com a Rússia e seu apoio anterior ao gasoduto Nord Stream 2.

Negociações

De acordo com o Kremlin, nesta quinta-feira (17), as negociações entre os países continuam em busca de um acordo de paz, embora ainda não tenha tido avanço. Segundo o Kremlin, “muitas pessoas na Rússia estão se mostrando traidores”, que estavam se demitindo de seus empregos para deixar o país.

O Kremlin afirmou que os americanos não tinham o direito “de dar lições à Rússia após seu envolvimento em tantos conflitos”, após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer que o presidente Vladimir Putin era um criminoso de guerra. 

22 dias de guerra

Enquanto os ataques da Rússia prosseguem na Ucrânia pelo 22° dia, nove novas rotas para a retirada de pessoas devem ser abertas nesta hoje, incluindo a cidade de Mariupol, no sudeste, uma das mais devastadas pela guerra.